SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

DAVI – UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Texto Áureo: At. 13:22
irmaoteinho@hotmail.com

INTRODUÇÃO: Durante este trimestre aprendemos que Davi foi um homem escolhido por Deus para realizar a sua obra, porém surgiram alguns problemas na sua vida espiritual. Observamos que Davi foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus.” O Senhor escolheu Davi pois ele tinha muitas virtudes para administrar, dentre elas: humildade, submissão e dedicação. “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” (At. 13:22)

I – DAVI E A VONTADE DE DEUS EM SUA VIDA: Davi estava na vontade de Deus, mas isto não significa dizer que ele fosse perfeito ou isento de falhas ou defeitos. O crente passa varias dificuldades, porém precisa perseverar na vontade de Deus. Embora Davi soubesse que um dia seria rei ( I Sm 16:13; 23:17; 24.20), e que o momento parecia ser mais propício quando Saul estava morto, ainda assim perguntou a Deus se deveria mudar-se para Judá, a terra natal de sua tribo. Isto nos ensina que antes de tomarmos qualquer atitude , mesmo que seja aparentemente óbvia, devemos primeiramente apresentar o assunto a Deus, o único que conhece o momento mais adequado. Davi tinha uma grande fé em Deus, por isso aguardava o cumprimento da promessa. Na Bíblia podemos destacar alguns homens de Deus que foram chamados e fizeram a vontade de Deus:

=>Abraão – Deus chama Abraão e faz promessas de ser pai de uma grande nação. (Gn 12:12)
=>Moisés – Deus chama o seu líder para tirar o povo do Egito através de uma sarça ardente. ( Êx 3:1-22)
=>Josué – Deus Chama Josué para ser substituto de Moisés. ( Js 1:1-9)
=>Isaías – Chamado e consagrado por Deus para ser Profeta. (Is. 6:1-13)
=>Jeremias – Deus chama Jeremias e faz promessas. ( Jr 1:1-19)
=>Ezequiel – Chamado por Deus para ser profeta. (Ez. 2: 11)
=>Jonas – Chamado por Deus para pregar em Nínive. ( Jn 1:1-17)

II – DAVI HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS: Davi foi escolhido por Deus, mediante o fiel coração de Davi perante o Senhor, “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”( I Sm 16:7) Esta foi a razão da escolha de Deus para com Davi. A aparência não revela como a pessoa é na verdade ou quais são os verdadeiros valores. Deus julga pela fé e pelo caráter; não pela aparência.

III – CARACTERÍSTICAS DE DAVI QUE TANTO AGRADARA A DEUS: Davi foi um homem que teve suas virtudes durante a sua trajetória como líder. Podemos observar algumas das suas características:

=>DAVI, O GUERREIRO – Davi foi um guerreiro habilidoso. Mesmo pela sua passagem pelo palácio real, quando ainda era jovem, suas qualidades de guerreiro já eram vistas pelo povo. (I Sm 18:5) Davi se destacou como um guerreiro. Mas possuia humildade suficiente para reconhecer que o Senhor era quem adestrava porção para a vitória. ( Sl.18:34) Ele diz que foi o Senhor que adestrou suas mãos para a batalha” (Sl 18:34). Davi impetrou muitas guerras, muitas batalhas, mas ele atribui essas vitórias ao Senhor. (Sl 24:8-8; Sl.20:7);

=>DAVI, O POETA – Davi era um poeta inspirado por Deus. “ O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” ( II Sm 23:2) Davi também era um músico habilidoso. (Sm 16:18);

=>DAVI, O REI – Davi fez a diferença no seu reinado aos monarcas de sua época. Quando ele se torna rei de Israel, mandou chamar Mefibosete para dentro de casa a fim de que este tenha o privilégio de comer na mesa real. ( II Sm 9:6-7 ) Quando Davi instituiu a lei da partilha dos despojos de guerra, ele também demostra ser um homem extremamente generoso. ( I Sm 30:24);

=>DAVI, O LOUVOR A SERVIÇO DE DEUS – Não era a harpa de Davi o remédio que acalmava o coração do rei, era o louvor que fluía daquele simples instrumento e do coração contrito do pequeno pastor de Belém. Louvemos a Deus nas circunstâncias desfavoráveis e nos momentos críticos de nossas vidas, e certamente sentiremos alívio e o bálsamo oriundo do céu. (Sl 23; 40; 96);

=>DAVI, O SERVO – Davi foi um homem que viveu para servir. “Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.” (At 13:36) Davi cumpriu o propósito de Deus no seu ministério.

=>DAVI, O PIEDOSO – Nas Escrituras observamos a piedade de Davi. O Salmo 103 mostra sua virtude de forma mais profunda. “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos.”(Sl 103: 1-6);

=>DAVI, O PASTOR CUIDADOSO – Na corte real observamos duas passagens importantes de Davi:

1ª. - Quando Davi ele foi convidado como músico para assistir ao rei Saul que estava atormentado por um espirito mal. “E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.” (I Sm 16:19);
2ª. - Davi já era um herói nacional por haver vencido o gigante Golias, o grande filisteu. “E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.” (I Sm17: 14-15); Davi deixou as ovelhas com um guarda “Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.” ( I Sm 17:20).

IV – DAVI E SUAS CONQUISTAS: Sua história é narrada na Bíblia, nos livros I e II de Samuel. Harpista na corte do rei Saul, rei de Israel, na guerra contra os filisteus, armado com uma funda, matou Golias, o gigantesco campeão dos inimigos. Essa vitória e outras que se seguiram despertaram o entusiasmo do povo. Enciumado, o rei resolveu eliminar o rapaz, embora este tivesse se casado com sua filha Mical e fosse amigo de seu filho Jônatas. Fugindo então da corte, viveu em seguida em vários lugares, enquanto seus partidários tornavam-se cada vez mais numerosos. Depois da morte do rei e seu filho em luta contra os filisteus, regressou à Judéia e sua tribo o nomeou rei, ao mesmo tempo em que as tribos restantes elegiam Isbaal, outro filho de Saul. ( II Sm 2:8-10). Mas, finalmente, Davi tornou-se rei de todo o Israel.(II Sm 5:5).

V – POR QUE DAVI FOI A ESCOLHA DE DEUS? Observemos que Davi, mesmo na visão divina, era um “homem” (I Sm 13.14 a), mas, por duas vezes na Bíblia é chamado de “homem segundo o coração de Deus” (I Sm 13:14; At 13:22). Mais de sessenta capítulos são dedicados a ele, e cerca de 60 referências são feitas a este homem de Deus no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor (Mt 1:1) e até hoje ser lembrado como o maior rei de Israel. Por que tanta honra a um homem que apesar de notável, teve sua vida pontuada por falhas e graves pecados? Apesar destes pontos negativos Davi soube esperar no cumprimento das promessas de Deus, no tempo que ele havia determinado, e após o momento solene da cerimônia de unção,voltou ás ovelhas, e lá ficou, esperando a hora certa para reinar.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NA VIDA DE DAVI:

=>Samuel unge Davi como o próximo rei - I Sm 16:1-13
=>Davi torna-se músico de Saul - I Sm 16:19-23
=>Davi enfrenta e derrota Golias - I Sm 17:48-58
=>Saul dá inicio à perseguição a Davi - I Sm 18:6-11
=>Davi casa-se com Mical, filha de Saul - I Sm 18:27
=>Davi foge para Nobe, e vai ter com o sacerdote Aimeleque - I Sm 21:1-10
=>Davi torna-se rei de Judá - II Sm 1-2
=>Davi é constituído rei de todo Israel - II Sm 5.1-25
=>Davi traz a Arca para Jerusalém - II Sm 6. 1-23
=>A queda e a restauração de Davi - II Sm 11.2,4,5,14-17;Sl 51. 1-9
=>Os últimos dias de Davi -I Rs 1.1-53;2.1-10

CONCLUSÃO: Davi foi um líder que influenciou na sua administração, confrontava com coragem; porém muito cuidadoso. Apesar das falhas, ele reconheceu o seu erro e pediu a misericórdia de Deus. (Sl 51) Deus conduziu seu povo em diferentes formas de liderança: juizes, sacerdotes, profetas e reis. Aqueles que ele escolheu para estes diferentes oficios, tais como Eli, Samuel, Saul e Davi, demonstraram diversos estilos de liderança. Mesmo assim, o sucesso de cada líder depende da fidelidade ao Senhor, não de sua posição, estilo de liderança, sabedoria, idade ou força. PENSES NISSO!

Deus é Fiel Justo!