SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

POR QUE CELEBRAMOS O NATAL?



O Natal é uma celebração muito especial para muitas pessoas ao redor do mundo. É um momento em que muitos se reúnem com suas famílias, trocam presentes e compartilham alegria. No entanto, por vezes, o verdadeiro significado do Natal pode ser esquecido ou obscurecido por aspectos comerciais ou outras preocupações.

Será que ainda se sabe a verdadeira razão do Natal? Qual a sua origem? Será que é apenas uma festa de família, um momento de celebrar laços de amor e amizade? Para muitos, o Natal significa estresse, para outros representa solidão e um tempo onde o vazio interior é percebido com mais intensidade. Será que essa festa perdeu todo o seu sentido?

O Natal tem uma essência profunda e significativa, que vai além das festividades e das trocas de presentes. Aqui estão algumas razões importantes pelas quais celebramos o Natal:

1.   É a grande Alegria para a humanidade

O Natal é a maior alegria que um ser humano pode encontrar. Encontramos relatos bíblicos que ressaltam essa alegria, como o momento em que os magos viram a estrela e se alegraram intensamente. Encontramos este testemunho em Mateus 2:10,11: “E, vendo eles [os magos] a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe...”. Antes do nascimento de Jesus, Maria já exclamou: “o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lc.1:47). E o anjo falou aos pastores de Belém: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc.2:10).

O nascimento de Jesus representa a luz no fim do túnel, a libertação do pecado e uma esperança para o futuro. Encontrar Jesus traz uma alegria inigualável, superando qualquer sofrimento ou culpa.

2.   É a maior ação de busca e salvamento da história

O nascimento de Jesus é considerado a maior ação de busca e salvamento da história. Sua vinda como o Salvador representa a grandiosidade do amor de Deus e a magnitude da culpa da humanidade. Ele veio para salvar as pessoas de seus pecados, conforme mencionado nos evangelhos. Lemos no Evangelho de Mateus: “Ela [Maria] dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele [Jesus] salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt.1:21). E no Evangelho de Lucas está escrito que “hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc.2:11).

A maior catástrofe da humanidade foi sua queda em pecado. Ela foi tão terrível que não havia outra possibilidade de salvação a não ser Jesus Cristo tornar-se homem. A entrada do pecado no mundo aconteceu quando os primeiros seres humanos, Adão e Eva, desobedeceram a Deus, resultando na separação entre a humanidade e Deus. Essa separação trouxe consequências devastadoras, pois o pecado afeta todas as áreas da vida humana: espiritual, emocional, mental e física. A Bíblia ensina que o pecado trouxe morte espiritual e uma condição de alienação de Deus (Romanos 3:23).

A solução para essa situação veio por meio do amor e da graça de Deus. Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio à Terra, se fez Homem, viveu uma vida sem pecado e morreu na cruz como um sacrifício pelos pecados da humanidade. Sua morte foi vista como um resgate, proporcionando perdão, reconciliação com Deus e a promessa da vida eterna para aqueles que creem nele. Quem não consegue ou não quer crer nessa tão grande salvação é como alguém que se acidentou por sua própria culpa, mas não quer aceitar ajuda de ninguém e permanece preso às ferragens do carro. Ou seja, embora o perdão e a salvação estejam disponíveis através de Jesus, algumas pessoas podem optar por não aceitá-los, permanecendo em uma condição espiritual degradante e fatídica.

A mensagem central é que a salvação está disponível para todos através de Jesus Cristo, mas cabe a cada indivíduo aceitar esse presente de perdão e reconciliação com Deus. Essa é uma parte fundamental da fé cristã e da mensagem do Natal, celebrando o nascimento de Jesus como o início do plano de redenção para a humanidade.

3.   É a maior Paz que o ser humano pode usufruir

O Natal é uma oportunidade para buscar e experimentar paz interior. Embora muitos clamem por paz no mundo, a verdadeira paz começa dentro de cada indivíduo. Enquanto houver inquietação nos corações das pessoas, o mundo continuará agitado. Jesus é visto como aquele que pode conceder a verdadeira paz, como declarado pelos anjos em Belém. O profeta Isaias assim profetizou a respeito de Jesus: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

O mundo clama incessantemente por paz, e muitos líderes e indivíduos de influência se empenham nesse objetivo. Contudo, enquanto as pessoas não encontrarem paz em seus próprios corações, a agitação persistirá. Atualmente, nossos dias são caracterizados por uma atmosfera sombria, marcada por conflitos, guerras e tensões interpessoais, todos reflexos da inquietação que reside dentro de nós. A busca por construir a paz somente através de esforços externos não trará a tão desejada tranquilidade ao mundo. Marchas, manifestações e bandeiras erguidas em prol da paz podem não surtir o efeito desejado se não houver uma busca interior pela paz.

Agostinho, um dos grandes líderes religiosos, expressou sabiamente que o coração humano permanece agitado até encontrar a paz em Deus. Ele apontou para Jesus como o único capaz de guiar nossos caminhos rumo à paz. Aqueles que descobrem a paz por meio de Jesus experimentam uma serenidade incomparável, pois Ele é reconhecido como a própria essência da paz.

Nos campos de Belém os anjos declararam: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem" (Lc.2:14). Isso ressalta que a verdadeira paz está intrinsecamente ligada à vontade de Deus e à Sua presença entre a humanidade. Dessa maneira, a busca pela paz autêntica deve começar no interior de cada indivíduo, encontrando uma conexão espiritual e uma busca por tranquilidade por meio de uma relação com Deus, como indicado por Agostinho e refletido na mensagem dos anjos em Belém.

 

4.   É a maior Esperança que o ser humano pode ter

Jesus é considerado a esperança do mundo. Ele traz uma luz eterna para aqueles que O aceitam, transformando a escuridão da alma em luz. Sua presença oferece uma perspectiva renovada da vida terrena e proporciona esperança para uma vida eterna e feliz.

Segurando o menino Jesus em seus braços, o idoso Simeão louvou a Deus, dizendo: “porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel” (Lc.2:30-32). Ele tinha a esperança de ver o Salvador prometido, e teve o privilégio de segurá-lO em seus braços. Jesus é a esperança do mundo.

Quando conhecemos Jesus e o aceitamos como Senhor e Salvador, nossos olhos se abrem. Sua Palavra nos proporciona tesouros espirituais inimagináveis, que Ele adquiriu para nós ao ressuscitar, a saber: vida eterna nas mansões celestiais junto de Deus, o Pai; felicidade eterna sem jamais ficarmos tristes; harmonia eterna sem a existência de pecado ou conflito; o fim do medo, da angústia, do estresse, das dúvidas e inquietações.

Quem deixa Jesus guiar sua vida também poderá ver as coisas desta vida terrena a partir de outra perspectiva, de um ângulo diferente, iluminado por Deus.

5.   Jesus é o maior Presente que alguém pode receber

O verdadeiro presente do Natal é o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. Ele oferece o presente da vida eterna e do perdão dos pecados. Este presente é incomparável a qualquer bem material ou luxo terreno. Por isso está escrito na Palavra de Deus: “Graças a Deus pelo seu dom [presente] inefável!” (2Co.9:15). “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.6:23).

Portanto, não há presente maior do que o amor de Deus revelado em Jesus, que transcende qualquer esplendor terreno, riqueza material ou luxo passageiro. Ele desceu do céu para nos oferecer o dom incomparável da vida eterna. Você está disposto a aceitar essa dádiva? Ou prefere se apegar a coisas transitórias e efêmeras deste mundo? Você deseja receber o presente divino do perdão para todos os seus pecados e a promessa da vida eterna? Se você o acolher, Jesus Cristo não apenas transformará integralmente a sua vida, mas também realizará o que parece impossível, pois para Ele não há limites!.

Enfim, o Natal tem um profundo significado espiritual e representa a oportunidade de aceitar o maior presente de todos: a salvação por meio de Jesus Cristo. Ele oferece alegria, salvação, paz, esperança e amor incondicional para todos aqueles que O recebem em seus corações.

Então, o Natal pode adquirir um novo significado para você. Jesus anseia por se tornar a celebração mais marcante em sua vida. Ele está dizendo a você neste exato momento: “Se você soubesse do presente de Deus e quem está lhe pedindo água para beber, você pediria a Ele, e Ele lhe concederia água viva. Aquele que beber dessa água continuará com sede, mas quem beber da água que Eu oferecer nunca mais terá sede. Pelo contrário, essa água se tornará nele uma fonte jorrando para a vida eterna” (João 4:10,13,14). Pense nisso!