SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO



                         Texto Áureo: Gl. 5.16 – Leitura Bíblica: Gl. 5.16-26


INTRODUÇÃO
Neste trimestre estudaremos a respeito das obras da carne e o fruto do Espírito. Como cristãos, devemos andar no Espírito, e não satisfazer as obras da carne. Na aula de hoje, contextualizaremos essa passagem bíblica, destacando que foi escrita para os crentes da Galácia, a fim de que esses trilhassem o caminho da verdadeira santidade. A princípio, enfatizaremos o objetivo da escrita dessa Epístola por Paulo, em seguida, sua defesa contra as obras da carne, e a favor do fruto do Espírito.

1. AOS CRENTES DA GALÁCIA
A Epístola aos Gálatas foi escrita por Paulo, aproximadamente no ano 49 d.C., em Antioquia, antes do Concílio de Jerusalém, no ano 50. d. C. O objetivo central dessa é refutar os judaizantes, que ensinavam os crentes gentios a obedecerem a lei judaica, a fim de obterem a salvação. O Apóstolo destaca que os crentes foram libertos por Cristo, por isso, deveriam permanecer firmes nessa liberdade, e não deviam se colocar debaixo do jugo da servidão (Gl. 5.1). A controvérsia judaizante precisava ser refutada, considerando que o retorno ao legalismo judaico poderia comprometer os princípios do evangelho. Paulo é enfático, caso os crentes substituíssem o evangelho por normas legalistas, estariam retornando a rudimentos antigos. Por isso chama a atenção deles: “maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho” (Gl. 1.6). E acrescenta: “ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl. 1.8). Como alternativa a um padrão de vida anomistas (sem considerar normas) ou legalista (com normas humanas), o Apóstolo aponta como alternativa a vida no Espírito. Ele explica: “vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” (Gl. 5.13). Isso acontece porque há um antagonismo dentro de cada pessoa, pois “a carne cobiça contra o Espírito, o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl. 5.17). Segundo Paulo, andar em Espírito, e não cumprir os desejos desenfreados da carne, é a alternativa revolucionária. Isso porque, diz ele, “se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei” (Gl. 5.18).

2. CONTRA AS OBRAS DA CARNE
Antes de destacar as obras da carne, faz-se necessário explicitar biblicamente, com base no texto original em grego, o significado do termo “carne”. A palavra sarx é utilizada com bastante diversidade no Novo Testamento, pode significar, por exemplo, a parte material, que envolve ossos e carne, como a expressão “espinho na carne”, em II Co. 12.7. Nesse sentido, está relacionada ao corpo de alguém, em Ef. 5.29, Paulo diz que o esposo deve cuidar da esposa, como da sua própria carne. Nesse contexto, o sentido do termo não é negativo, considerando que o próprio Deus se fez carne (Jo. 1.14). Mas é preciso considerar que existe um uso negativo dessa palavra no Novo Testamento. Na teologia paulina, a sarx pode também se referir à natureza humana caída, que se pauta pelos interesses deste mundo (I Co. 1.26), por isso há uma oposição direta entre a vida no Espírito, e aquela fundamentada na carne (Rm. 8.4). As obras da carne são elecandas por Paulo em Gl. 5.17, pois essa se opõe ao que é espiritual, tornando seus adeptos escravos do pecado. Jesus destacou que aqueles que pecam se tornam servos do pecado (Jo. 8.34). Por isso, se o Filho, que é o próprio Cristo, nos libertar, verdadeiramente seremos livres (Jo. 8.36). E essa liberdade acontece por meio de uma vida comandada pelo Espírito, não se trata de mera religiosidade. Conta-se a história de uma senhora que tinha um cãozinho, que costumava morder a vizinhança. Deram-lhe a ideia de fazer uma focinheira, para que o animal não mais causasse problemas. De fato, ele deixou de correr morder os vizinhos, mas não perdeu o hábito de correr atrás. Assim acontece com aqueles que andam na carne, cada vez mais se tornam dependentes dos seus desejos desenfreados. A religiosidade humana é incapaz de fazê-lo, a mudança de comportamento se dá através da produção do fruto do Espírito.

3. A FAVOR DO FRUTO DO ESPÍRITO
A palavra espirito – pneuma em grego – também apresenta vários significados, dependendo do contexto. Pode significar vento, sopro, bem como espírito e Espírito, podendo se referir a um fenômeno da natureza, ao espírito que está no homem, criado por Deus, ou ao próprio Espírito Santo, que é Deus. Em Gl. 5.22 Paulo introduz o fruto do Espírito – ho de karpos tou pneumatos - não é no plural, como se costuma afirmar equivocadamente: “os frutos do espírito”. Trata-se de um fruto, e dos seus vários gomos, ou para ser mais específico, suas várias virtudes. As obras da carne são: adultério (moikeia), fornicação (porneia), impureza (akatarsia), lascívia (aselgeia), idolatria (eidolatreia), feitiçaria (farmakeia), hostilidade (okthra), contenda (eris), ciúme (zelos), ira (thumos), intriga (eritheia), desunião (dikostasia), sectarismo (haireses), inveja (phthonos), homicídios (phonos), intoxicação (methe), orgias (komos), e “coisas semelhantes a essas” (Gl. 5.21). Mas o fruto do Espírito é: amor-sacrificial (ágape), alegria divina (chara), paz interior (eirene), paciência nas tribulações (makrothumia), gentileza (chrestotes), bondade (agathosine), fidelidade (pistis), humildade (praotes), autocontrole (agkrateia), “contra essas coisas não há lei” (Gl. 5.23). Quando o Espírito produz em nós o Seu fruto, somos conduzidos à santidade, sem que isso se torne um fardo. Certo jovem questionou seu pastor que estava lutando contra forças antagônicas dentro dele mesmo. E estava com receio de que viesse a perder essa luta, e gostaria de saber o que fazer. De pronto, o orientou para que alimentasse o espírito, pois na luta entre esse e a carne, venceria aquele que estivesse mais preparado. Andar no Espírito é uma disposição espiritual, diz respeito à condição de se colocar debaixo da direção de Deus.

CONCLUSÃO
Aqueles que estão na carne, destaca Paulo na Epístola aos Romanos, não podem agradar a Deus (Rm. 8.7,8). Portanto, como seguidores de Cristo, somos chamados a desenvolver o caráter dEle, e isso somente é possível quando deixamos que o Espírito Santo produza Seu fruto em nós. Essa tarefa é continua, e não acontece repentinamente, tem a ver com disciplina espiritual – piedade (eusebeia) – investimento em um relacionamento duradouro com Deus, através da oração e meditação na Sua Palavra.

BIBLIOGRAFIA
BARKLAY, W. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 1988.
OLIVEIRA, F. H. T. de. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Reflexão, 2016.