SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

O SACERDÓCIO DE CRISTO E O LEVÍTICO

Texto Áureo: Hb. 7.26 - Leitura Bíblica: Ex. 28.1;
Lv. 8.22; Hb. 7.23-28; I Pe. 2.9

INTRODUÇÃO
O sacerdócio levítico fazia parte do sistema religioso de Israel no Antigo Testamento. E esse apontava para Cristo, Aquele que viria a ser o Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Na aula de hoje estudaremos esse sacerdócio, comparando o da Nova com o da Antiga Aliança, ressaltando que o sacerdócio de Cristo é superior, justamente por ser de outra ordem.

1. A ESCOLHA DOS SACERDOTES
A origem do sacerdócio em Israel remete aos tempos de Melquisedeque, rei de Salém (Hb. 7.1), posteriormente, a Arão que era da tribo de Levi (Ex. 29.30). Na Antiga Aliança, a função sacerdotal era restrita aos levitas. A escolha dos sacerdotes acontecia de maneira solene, considerando as instruções dados pelo Senhor a Moisés. Esses deveriam ser escolhidos entre os descendentes de Levi, que fizessem parte dessa tribo, os quais ficariam encarregados dos ofícios religiosos (Nm. 1.49,50). Eles eram consagrados ao Senhor, por isso deveriam se dedicar ao ofício, a fim de servirem a Deus e ao povo (Nm. 1.50; 3.12).

2. O SACERDÓCIO LEVÍTICO
Em Ex. 28, temos uma noção da atuação do sacerdócio na religião de Israel, começando pela própria vestimenta. Essa tinha características especiais, pois a glória era manifestada no próprio ornamento (Ex. 28.2). A túnica sacerdotal se chamava éfode, que era uma espécie de avental sem mangas, que cobria a frente e as costas, sendo unida por tiras em cada ombro, sendo atada pelo cinto (Ex. 28.6-8). Havia engastes de ouro com pedras de ônix, na parte frontal também se encontravam o Urim e o Tumim, que provavelmente eram pedras que serviam para lançar sortes, diante da tomada de decisões importantes (Nm. 26.55,56). Essas pedras somente eram usadas em ocasiões muito especiais (I Sm. 28.6), a fim de confirmar a revelação divina.

3. O SACERDÓCIO DE CRISTO
O sacerdócio de Cristo é de outra ordem, superior ao sacerdócio levítico. O autor da Epístola aos Hebreus ressalta que o sacerdócio levítico era imperfeito, enquanto que o de Cristo é perfeito, pois era da ordem de Melquisedeque (Hb. 7.11,12). Isso porque Jesus trouxe uma salvação perfeita, sendo Ele mesmo a oferta e ofertante (Hb. 7.25), dispensando o sacrifício de animais (Hb. 7.26). Ao se tornar Mediador de uma Nova Aliança, Jesus cumpriu todos os requisitos da Lei, expiando-nos definitivamente da culpa, por meio da justificação (Rm. 5.1)

CONCLUSÃO
O sacrifício de Jesus no calvário é a inauguração de um novo tempo, de modo que passamos a desfrutar de uma condição espiritual diferente, não mais dependente de rituais religiosos. O sacerdócio levítico ficou obsoleto, temos um Sacerdote perante o pai, que se identifica com nossas fraquezas, que sabe muito bem o que é padecer (Hb. 4.15).

BIBLIOGRAFIA
HORTON, H. The Tabernacle of Moses. Bloomigton: Thomas Nelson, 2014.
SPRECHER, A. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.