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O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO


A vida de Pedro é um exemplo de que não basta fazer companhia a Cristo, mas é preciso haver uma conversão para a mudança do caráter.

INTRODUÇÃO

-Na sequência do estudo do avivamento, estudaremos o ministério do apóstolo Pedro.

-A vida de Pedro é um exemplo de que não basta fazer companhia a Cristo, mas é preciso haver uma conversão para a mudança do caráter.

I – A BIOGRAFIA DE PEDRO (I) – SIMÃO, O PESCADOR DE PEIXES QUE SE TORNOU OUVINTE DE CRISTO

-O apóstolo Pedro, um dos doze, que tem proeminência na narrativa dos Evangelhos e na primeira parte do livro de Atos dos Apóstolos é, sem dúvida, um grande exemplo da mudança de caráter que Jesus faz na vida de todos quantos O aceitam como Senhor e Salvador de suas vidas.

-Pedro surge, pela vez primeira, nas Escrituras Sagradas, em Mt.4:18, quando nos é informado que seu nome era “Simão”, forma diminutiva de “Simeão” (em hebraico, “Shimon”), cujo significado é “Deus ouviu”, nome, aliás, do segundo filho de Jacó e Lia (ou Léia), onde se dá a explicação do significado deste nome(Gn.29:33).

-Simão era filho de Jonas, por isso chamado de “Barjonas”, palavra que, em aramaico, significa “filho de Jonas” (Mt.16:17), tendo tido o seu nome mudado por Jesus para “Pedro” (Mc.3:16; Jo.1:42), que significa “pedregulho”, “pedra pequena”, mesmo significado da palavra “Cefas” (Jo.1:42; I Co.15:5 eGl.2:9), que é a versão aramaica do nome “Pedro”, que é grego. Jonas, seu pai, deveria ser um pescador. Como bem explica o pastor Osmar José da Silva, “…os filhos de Jonas, André e Pedro, trabalhavam na pescaria como pai, embora tudo leva a crer que Simão tinha o seu barco próprio. A pesca era um dos negócios rentáveis naqueles dias; possuir barcos e redes para a indústria pesqueira não era para pessoas pobres e, portanto, estes homens eram considerados classe média alta; possuidores de suas casas próprias e viviam bem, para os padrões da época. A indústria da pesca era uma das mais importantes naqueles dias…” (Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade (São Paulo: s.e., 2001), v.6, p.22-3).

-Simão, como seu irmão André, era de Betsaida (Jo.1:44), cidade cujo nome significa “casa de pesca” ou“casa do pescador”, a revelar, portanto, a própria vocação da cidade, cidade esta que ficava à margem nordeste do mar da Galileia, situada perto de Cafarnaum, onde Pedro foi morar, pois ali era a sua casa (Mt.8:13,14).

Era casado, tanto que, já quando estava a pregar o Evangelho, se fazia acompanhar de sua mulher (I Co.9:5), além do que um dos primeiros milagres de Jesus, em Seu ministério público, foi o de curar a sogra de Pedro.

-O irmão de Simão, André, era discípulo de João Batista (Jo.1:37,40) e, quando este testificou que Jesus era o Messias, imediatamente passou a segui-l’O, tendo, então, ido ao encontro de seu irmão Pedro e lhe falado a respeito de Jesus, oportunidade em que o Senhor lhe mudou o nome. Isto nos revela que Pedro, assim como André, tinham uma preocupação com respeito ao reino de Deus, às coisas espirituais, dentro do clima surgido naquele tempo de ansiedade pela vinda do Messias, ante a opressão ocasionada pelo domínio romano, que havia se intensificado. Apesar de indoutos, de não terem frequentado as academias rabínicas, de terem se dedicado, ainda jovens, à pesca, eram homens que anelavam pela redenção de Israel.

-Apesar de Jesus ter mudado o nome de Pedro, este não O seguiu de imediato. Com efeito, depois desteencontro, que ocorreu em Betânia, da outra banda do Jordão, onde João batizava (Mt.3:13; Jo.1:28,35 — nãoconfundir com a aldeia de mesmo nome onde moravam Lázaro e suas irmãs), vemos que Jesus foi para aGalileia, mas Pedro não O seguiu, tendo retornado à pesca, assim como seu irmão André (Mt.4:18).

-Pedro só iria abandonar tudo e seguir a Cristo no episódio que os estudiosos da Bíblia chamam de “pescamaravilhosa”, descrito com minúcias em Lc.5:1-11, quando nos é informado que Jesus foi pregar no mar daGalileia e, como a multidão o apertava, entrou no barco de Simão e dali os ensinou. Depois da preleção,mandou que Pedro fosse para o mar alto e lançasse as redes para pescar, o que totalmente contrário à lógica,vez que haviam pescado a noite inteira e nada haviam apanhado. Entretanto, Simão, diante desta ordem doSenhor, que nem sequer pescador era, obedeceu e houve uma grande quantidade de peixes. Simão, então,prostrou-se diante do Senhor e pediu que Se ausentasse dele pois era ele um homem pecador. Jesus, porém,disse para que Simão não temesse e o chamou para que fosse, dali em diante, pescador de homens. Foi, então,que Pedro tudo deixou e passou a seguir o Senhor.

-Já aqui vemos que Pedro precisou de um sinal para compreender que deveria seguir a Cristo. Não forasuficiente o encontro que tivera em Betânia além do Jordão, que lhe tivesse sido mudado o nome. Pedromostra-se aqui como um típico representante dos “crentes da circuncisão”, pois, como bom judeu, movia-seatravés de sinais (I Co.1:22). Diante do sinal, porém, rende-se ao Senhor Jesus, o que não foi algo fácil paraum homem como Pedro, que, ao longo da narrativa dos Evangelhos, revela ser um homem impulsivo, violentoe que, assim agindo, demonstrava uma certa simpatia para com o partido dos zelotes, os radicais judeus queentendiam que a libertação de Israel deveria se dar pela revolta ao domínio romano.

-Pedro obedeceu ao Senhor Jesus. Lançou a rede sob a palavra de Cristo (Lc.5:5) e, ao ver o sinal da pescamaravilhosa, reconheceu o senhorio e a divindade de Jesus, tanto que se prostrou aos Seus pés e se confessouum pecador, incapaz de ter a companhia de Cristo, o Santo (Is.40:25; Os.11:9). Não há como seguir a Jesussem que se tenha a obediência à Palavra de Deus, a fé nesta mesma Palavra, a confissão dos pecados e oreconhecimento do senhorio e da divindade de Cristo Jesus. Já tivemos esta experiência?

OBS: O gesto de Pedro é um explícito reconhecimento da divindade de Cristo, máxime para quem simpatizava com os zelotes, como era o casode Simão, para quem, no dizer do historiador judeu, Flávio Josefo, “…há um só Deus, ao qual se deve reconhecer por senhor e rei; eles tem um amor pela liberdade, que não há tormentos que não sofram e não deixem sofrer as pessoas mais caras, antes que dar a quem que seja o nome de senhor e de mestre.…” (Antiguidades Judaicas XVIII, 2, 760. In: História dos hebreus. Trad. Vicente Pedroso, 1990, v.2, p.154). Dizemos que Simão era, no mínimo, simpatizante dos zelotes, porque se mostrou, ao longo da narrativa dos Evangelhos, uma pessoa que aceitava o uso da violência e vivia armado, assim como os zelotes.

-Mas, observemos o texto sagrado, Pedro abandonou tudo e seguiu a Cristo, mas não pediu perdão pelosseus pecados. Reconheceu-se pecador, viu em Jesus o Messias, mas não se arrependeu dos seus pecados, oque faria, apenas, depois de ter negado a Cristo, ocasião em que choraria amargamente e, então, se converteria(Lc.22:62). Por isso, já no final do Seu ministério terreno, Jesus, em um gesto surpreendente para nós, diz quePedro ainda precisava se converter (Lc.22:32).

-A conversão exige mais do que a obediência à Palavra, a confissão dos pecados e o reconhecimento dosenhorio e divindade do Senhor: exige arrependimento dos pecados. Sem o arrependimento, não há como

obter-se a salvação. Daí porque a pregação de Cristo ter sido a do arrependimento, antes de mais nada (Mc.1:15; Lc.5:32; At.5:31).

-Dos primeiros discípulos a ser chamado, Pedro também faria parte do chamado “círculo íntimo doSenhor”, as três “colunas” do colégio apostólico, como denominaria o apóstolo Paulo (Gl.2:9), os trêsdiscípulos que presenciaram os momentos mais profundos do ministério terreno de Cristo (Mc.5:37; Mc.9:2;14:33; Lc.8:51). Apesar desta “intimidade”, Pedro não passava de um “ouvinte” (outro significado do nome“Simão”), antes de se converter. Não podemos ser apenas ouvintes da Palavra do Senhor, pois isto éinsuficiente para que alcancemos a salvação (Tg.1:23,25). Devemos ser ouvintes e praticantes, cumpridoresde tudo quanto o Senhor nos ensinar.

-Mas, além de ter sido um dos três que desfrutavam de maior intimidade com o Senhor, Pedro, também, teveexperiências singulares no ministério terreno de Cristo, a ponto de, inclusive, se ter criado a falsa doutrina do“primado de Pedro”, em que, inclusive, está baseado o Romanismo. Pedro foi o discípulo a quem o Pai reveloua identidade de Jesus como Filho do Deus vivo (Mt.16:16,17), como também o que presenciou o milagre damoeda na boca do peixe para o pagamento das didracmas de Cristo e do próprio Pedro (Mt.17:27).

-Parece, então, ser até paradoxal que, no final de Seu ministério terreno, Jesus tivesse dito a Pedro que elenecessitaria se converter, diante de tantas experiências vividas ao longo daqueles mais de três anos nacompanhia do Mestre. Entretanto, esta era a realidade espiritual de Pedro: fazia companhia a Cristo, mas nãopassava de um “ouvinte”, ainda era “Simão” e não um “Pedro”, uma “pedra viva de Cristo” (I Pe.2:5), quepudesse oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus.

-Com efeito, vemos que, durante o ministério terreno de Jesus, Pedro era um discípulo que, ou se adiantava,ou se atrasava em relação à vontade do Senhor, numa oscilação de quem não tinha, ainda, se entregado aCristo, passado a não mais viver, mas a Cristo viver nele. Em vários episódios, vemos que Pedro está sempreem dissintonia com o Senhor.

-Logo no início de sua convivência com o Senhor, vemos Jesus entrando na casa de Pedro, em Cafarnaum,certamente para se alimentar, depois do culto sabatino na sinagoga (Mt.8:14-17; Mc.1:29-32; Lc.4:38-41). Asogra de Pedro, porém, estava ardendo em febre. Jesus foi ao encontro da sogra, tomou-a pela mão e a curou.Pedro nada fez, nem sequer pediu a Jesus que curasse sua sogra, o que parece ter sido feito pelos outros queacompanhavam a Jesus e isto depois de ter sarado a enfermidade do criado do centurião. Estava, pois, atrasado,aquém da vontade do Senhor.

-Mas, ainda na casa de Pedro, Jesus, depois de ter curado a muitos enfermos naquele mesmo dia, no diaseguinte, sendo ainda escuro, foi orar (Mc.2:36-39). Simão e os outros seguem-n’O, mas não para orar, maspara chamá-l’O, pois havia outros enfermos que haviam se dirigido até a casa da sogra de Pedro. Jesus, então,lhes diz que é necessário que ele vá pregar o Evangelho em outros lugares, não podendo ficar somente na casade Pedro. Mais uma vez, Pedro se encontrava aquém da vontade do Senhor.

-No episódio da tempestade no mar da Galileia em que Jesus anda por sobre as águas (Mt.14:22-36;Mc.6:45,46; Jo.6:15-21), vemos que Pedro, assim como os outros discípulos, primeiro achou que Jesus fosseum fantasma, mas, depois, quando Jesus Se identificou, Pedro foi mais ousado que todos os demais e pedeuma comprovação do dito de Cristo, pedindo que também se lhe fosse possível andar sobre as águas, o que éconcedido, mas, quando já andava sobre as águas, Pedro temeu os ventos, as ondas e a tempestade, começandoa afundar, tendo sido socorrido por Cristo e retornado, n’Ele segurando, ao barco. Pedro esteve aquém davontade do Senhor e depois foi para além da vontade de Cristo, sendo, depois, considerado um homem depouca fé pelo Senhor, em virtude de suas dúvidas. Atrasado ou adiantado, mas nunca no centro da vontade doSenhor.

-Esta é a situação daquele que, embora na companhia de Cristo, a ele ainda não se entregou, a ele ainda nãose rendeu, alguém que ainda não se converteu. Não se pode falar em avivamento para alguém assim, pois é

alguém que ainda não experimentou sequer a vida, quanto mais pode intensificá-la. Não nos iludamos, esta é a situação de muitos dos que cristãos se dizem ser na atualidade.

-Quando Jesus defende Seus discípulos perante os fariseus, porque eles não haviam lavado as mãos quandocomiam pão, Pedro pediu que o Senhor explicasse a parábola que contara a respeito dos fariseus (Mt.15:13-20; Mt.7:14-23). Jesus identificou nesta pergunta de Pedro mais uma incompreensão a respeito das coisas deDeus. Era mais uma demonstração de quem se encontrava fora de sintonia com a vontade do Senhor.

-Em Cesareia, então, temos uma relevante demonstração desta dissintonia do discípulo em relação ao seuMestre. Jesus perguntou aos discípulos quem dizia ser o Filho do homem e várias foram as respostas dadas.Pedro, porém, tomou a palavra e disse que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt.16:16). O próprioJesus testifica que Pedro havia tido esta revelação diretamente do Pai, pois era impossível que a mente humanachegasse a tal conclusão.

-Encontramos aqui Pedro como sendo, dos discípulos, o único que se pusera à inteira disposição de Deus parareceber tamanha revelação, revelação que permitiria que Jesus revelasse, em seguida, neste diálogo com Pedro,omistério que havia ficado oculto desde a fundação do mundo, que era a Igreja (Ef.3:3-6). Pedro chegava,assim, à estatura de um verdadeiro profeta (Am.3:7).

-No entanto, muito provavelmente naquele mesmo dia, Pedro mostraria que ainda estava fora da sintonia comoSenhor, apesar da revelação que lhe havia sido feita pelo Pai.

-Quando Jesus começou a dizer que importava que deveria morrer pelos nossos pecados, Pedro se deixouusar pelo próprio Satanás e tomou o Senhor à parte, repreendendo-O, querendo que tivesse compaixão d’Elepróprio.

-Jesus teve de mandar Satanás se retirar. O homem que havia sido o canal do Pai para a revelação dequem era o Cristo, servia-se, logo em seguida, de instrumento do inimigo. Como poderia ser istopossível? Simplesmente porque Pedro ainda não havia se convertido, guiava-se pela sua impulsividade,tanto que o diabo quis cirandar com ele (Lc.22:31) e não fosse a intercessão de Jesus, certamente teria perdidoa sua fé (Lc.22:32).

-O que percebemos aqui é que Pedro, apesar de ter sido levado por Jesus aos aspectos mais profundos do Seuministério terreno, continuava sendo um discípulo que ainda não havia se convertido, alguém que ainda nãohavia se disposto a estar no centro da vontade do Senhor.

-É elucidativo, aliás, que, na última páscoa, Pedro tenha escolhido se sentar num lugar mais distante de ondeestava Jesus, tanto que precisou fazer sinal a João, que estava com seu rosto inclinado no seio do Senhor, paraque se perguntasse ao Senhor quem era o traidor (Jo.13:24). Pedro mantinha-se distante de Cristo, apesar detoda a intimidade que se lhe dera (tanto que foram Pedro e João os organizadores de toda a páscoa – Lc.22:8).

-Precisamos estar no centro da vontade do Senhor, conhecer os Seus desejos (precisamente o que significa aposição física de João, que, reclinando-se no seio do Senhor, podia ouvir-Lhe o coração), a fim de que façamosa Sua vontade.

-É muito triste desfrutarmos da intimidade que Jesus se nos oferece para ver as Suas maravilhas, contemplaroSeu poder, mas não podermos descobrir qual é a Sua vontade, mantendo-nos distantes d’Ele, impedindo quevenha a nos vencer, a vencer o nosso “eu” e, assim, fazer com que sejamos Seus verdadeiros e convertidosdiscípulos.

-Enquanto não nos rendermos ao Senhor, não poderemos ser Seus genuínos e autênticos seguidores eestaremos sempre à mercê do inimigo, que quer nos “cirandar”, isto é, nos “peneirar” como trigo, destruindo-nos totalmente. Cuidado!

-Apesar de ser usado pelo diabo para tentar demover o Senhor de Sua missão, Pedro continuou a desfrutar dacompanhia de Jesus. Seis dias depois de ter tido a revelação de quem era Jesus, o discípulo, com Tiago e João,é levado pelo Senhor ao monte da transfiguração, onde pôde o futuro apóstolo ver a Jesus “tal como Ele é”,em glória, numa visão que marcaria para sempre a sua vida (cfr. II Pe.2:16-18).

-Contemplar a glória de Deus, como se observa, não é, também, prova de conversão. Pedro viu a Jesusglorificado, mas não era ainda convertido. Muitos verão a glória de Deus, o Seu poder, mas, lamentavelmente,por não terem se convertido, não entrarão no reino dos céus (Mt.7:22,23). Qual é a nossa situação?

-No episódio da transfiguração, mais uma vez, Pedro revela sua dissintonia com o Senhor. Quando Jesus Setransfigura, surgem para falar com Ele Elias e Moisés. Pedro, então, tomou a palavra (ou seja, entremeteu-senuma conversa em que não era parte, prova de que não tinha sabedoria – Pv.20:3), querendo construir trêstabernáculos no alto do monte, uma para Cristo, outra para Elias e uma outra para Moisés, pois entendia queolugar onde estavam era bom.

-Mais uma vez, Pedro estava totalmente fora dos propósitos divinos. Nem sequer se lembrara dos seusoutros nove companheiros, que haviam ficado ao pé do monte. Para falar a verdade, nem mesmo de si mesmoe de Tiago e de João, pois havia planejado armar apenas três tabernáculos, permanecendo ao léu.

-Pedro assemelhava-se a muitos “crentes” da atualidade, que não pensam nos outros, na necessidade daevangelização, mas querem apenas estar bem, ficar no “lugar bom”, mesmo que ao léu, mesmo que fora dospropósitos divinos. Em vez de falar, de entremeter-se nos assuntos espirituais, pensam apenas em “habitar”junto a “tabernáculos” a serem construídos por homens, como se o que vem do homem pudesse ter algumvalor para o que provém da glória divina.

-Quantos tomam a palavra e não querem sequer ouvir o que Jesus tem a nos dizer, seja através da lei(representada por Moisés), seja através dos profetas (representada por Elias), enfim, o que a Palavra tem a nosensinar. Querem antes “folguedos” que Palavra. Esta é uma atitude de quem não é convertido ainda. Cuidado!

-Diante de tamanha insensatez, o Pai Se manifesta e, restabelecendo a ordem das coisas, determina que o SeuFilho fosse ouvido (Mt.17:5). O segredo para o “ouvinte” (i.e., Simão) deixar de ser apenas ouvinte é passara “escutar o Filho em quem o Pai Se compraz”. “Escutar” significa “estar consciente do que está ouvindo”,“ficar atento para ouvir”. Entretanto, Pedro não sabia sequer o que estava a dizer (Lc.9:33). É muito melhorouvir do que oferecer sacrifícios de tolos (Ec.5:1), sendo através do ouvir que se obtém a fé salvadora(Rm.10:17).

-Precisamos ouvir o que Jesus tem a nos dizer, ou seja, precisamos ter contacto diuturno com a Palavra deDeus (Sl.1:1,2). Sem isto, não poderemos saber qual é a vontade de Deus para as nossas vidas. Muitos querem“tomar a palavra” na atualidade, mas não querem ouvir. Pedro não queria ouvir, queria apenas desfrutar da“habitação no bom lugar” e isto era insuficiente para construir uma vida espiritual verdadeira e profícua.

-Depois da experiência da transfiguração, Pedro tem uma outra experiência com Jesus, relacionada com asdidracmas (Mt.17:24-27), o imposto do templo (Ex.30:13; II Cr.24:9; Ne.10:32).

-Os cobradores do imposto vieram a Pedro e lhe perguntaram se Jesus pagava as didracmas. Pedro, que jáconhecia quem era Jesus, respondeu afirmativamente e foi ao encontro de Jesus que, antes que fosse cobradopor Pedro, mostrou ao Seu discípulo que Ele, Jesus, não precisaria pagar aquele tributo, pois era o Senhor detodas as coisas. No entanto, para que não houvesse escândalo, mandou que Pedro fosse ao mar, pescasse comanzol e tomasse uma moeda da boca do peixe que fisgasse, pagando não só o tributo do Senhor, mas o delepróprio.

-Pedro, impulsivo, foi e fez o que Jesus mandou, uma vez mais mostrando a sua obediência à Palavra doSenhor, apesar de toda a sua ilogicidade. Se bem percebermos o que Jesus disse, Pedro tinha todos os motivospara desconfiar ou, ao menos, debater com o Senhor o que se estava a exigir. Pescar com anzol no mar? Pegaruma moeda da boca de um peixe? Todavia, Pedro foi e fez o que se lhe mandou. Pedro era destemido, atirado,mas isto era insuficiente para servir a Cristo. Tanto assim é que o Senhor providenciou que também ele pagasseotributo, o que, certamente, não era de sua vontade fazer (mais um indício de sua simpatia pelos zelotes).

-Jesus, porém, ensinava o apóstolo a ser submisso às autoridades religiosas, lição que seria aprendida e, nofuturo, ensinada pelo próprio Pedro, inclusive com extensão à autoridade civil (cfr. I Pe.2:13-17). Pedro,portanto, por causa de suas convicções políticas, não aceitava se submeter à autoridade religiosa, mas foiobrigado a isto por uma ordem de Jesus. Mais uma vez, vemos como Pedro ainda estava aquém da rendiçãoincondicional a Cristo.

-A próxima experiência que vemos Pedro aprender é a que diz respeito ao perdão (Mt.18:21,22). Quando oSenhor Jesus falava sobre o pecado de um irmão, sobre a disciplina na Igreja, Pedro perguntou-Lhe sobre olimite do perdão, considerando que este limite seria, no máximo, o de sete vezes, defendido, então, pelos“escribas liberais” do seu tempo, com base em Pv.24:16.

-Entretanto, para surpresa de Pedro, Jesus afirmou que não era sete o limite do perdão, mas, sim, “setentavezes sete”, número que não corresponde literalmente a quatrocentos e noventa, mas que tem o significado de“sempre”, “sem limite”. Quantitativamente, portanto, percebe-se quanto Pedro estava ainda aquém do centroda vontade de Deus. A diferença era de “setenta vezes”.

-Uma das características dos “ouvintes” mas não convertidos é, precisamente, o limite que se pretendeimpor ao amor e à misericórdia divina. Os mais “liberais” sempre se encontram a “setenta vezes” dosparâmetros divinos.

-A próxima passagem do ministério terreno que envolve Pedro é a que diz respeito à indagação que fez depoisdo encontro de Jesus com o jovem rico, o chamado “mancebo de qualidade”. Depois de o jovem ter se recusadoa servir a Cristo e o Senhor ter condenado o amor às riquezas, Pedro perguntou a Jesus qual seria a recompensadaqueles que O servissem, já que haviam deixado tudo para O seguir (Mt.19:27-30; Mc.10:28-31; Lc.18:28-30).

-Notamos a insensibilidade espiritual de Pedro. Jesus acabara de dizer que quem amasse as riquezas, perderiaa sua salvação, que mais importante era servir a Jesus do que ter bens e posses neste mundo, mas Pedro quissaber qual era a sua recompensa por “ter deixado tudo”.

-A preocupação com as coisas desta vida quando se serve a Cristo é mais um sinal de que ainda não se estáconvertido. Pedro, ainda que “setenta vezes” distante dos parâmetros divinos, achava-se no “direito” de exigiralguma recompensa, vez que “havia deixado tudo para seguir a Jesus”. Assemelha-se, assim, a alguns“crentes” da atualidade, que se acham com “direitos” diante de Deus, que “exigem”, “decretam”,“determinam” coisas ao Senhor.

-Pobres pessoas são estas, pois, assim como o mancebo de qualidade, correm o risco de não ter a salvação.Afinal, Paulo nos ensina que quem espera em Cristo somente para esta vida é o mais miserável de todos oshomens (I Co.15:19). Cuidado!

-Diante desta pergunta de Pedro, o Senhor Jesus, que muito O amava, como ama a todos os ouvintes nãoconvertidos, fez-lhe a promessa de que julgaria as tribos de Israel durante o reino milenial de Cristo, mas que,também, aqueles que, depois dos doze, resolvesse seguir a Cristo, desfrutariam de bênçãos cem vezes maioresdo que os bens materiais que tivessem deixado, além de herdar a vida eterna. Para as preocupações das coisasdesta vida, Jesus traz a Pedro a realidade dos lugares celestiais em Cristo, onde já fomos abençoados com

todas as bênçãos espirituais (Ef.1:3). Uma lição que seria aprendida por Pedro e por ele, também, ensinada, depois de sua conversão (cfr. I Pe.1:3,4).

-Outra passagem do ministério de Cristo onde Pedro tem participação é o caso da figueira amaldiçoada quese secou (Mt.21:18-22; Mc.11:12-26), quando o Senhor dá a Pedro a lição da fé.

-Neste episódio, Jesus, ao procurar figos em uma figueira, embora não fosse tempo de figos, amaldiçoou-a.No dia seguinte, Pedro espantou-se ao ver que a figueira tinha secado conforme as palavras do Senhor. Diantedeste espanto, o Senhor disse a Pedro que ele deveria ter fé em Deus, a fim de que o que se pedisse a Deusfosse feito.

-Neste episódio, vemos como Pedro era, ainda, uma pessoa que necessitava de conversão, de crer em Deuspara que pudesse alcançar a salvação de sua alma. Maravilhara-se de que a figueira tivesse se secado, tendo,então, o Senhor mostrado que tudo é possível ao que crê, mas que a fé exige, antes de mais nada, o perdão dospecados.

-Quando o Senhor disse aos discípulos que todos se escandalizariam n’Ele, esta advertência foi objetada porPedro, que afirmou que jamais deixaria seu Mestre (Mt.26:31-35; Mc.14:27-31; Lc.22:31-34; Jo.13:36-38).Tratava-se de mais uma demonstração de que Pedro se guiava única e exclusivamente pelos seus desejos,pelos seus impulsos. Servia a Cristo “do seu jeito”, como tantos “crentes” da atualidade. Achava que suavalentia, sua disposição, seu destemor eram suficientes para servir a Cristo e, desta maneira, de modo algumpoderia deixar a Cristo nos instantes de dificuldade.

-Como Pedro estava equivocado. O próprio Jesus lhe diz que ele haveria de negá-lo três vez antes que o galocantasse duas vezes, palavras em que Pedro não acreditou, insistindo em devotar ao seu Mestre uma dedicaçãoe lealdade singulares e superiores a de todos os demais discípulos.

-Como Pedro estava enganado, pois não se serve a Deus por força ou violência, mas pelo Espírito Santo.Quem é nascido da carne, é carne; quem é nascido do Espírito, é espírito (Jo.3:6). Embora não tivesse aceitadode pronto a palavra de Cristo, ela foi bem aprendida, tanto que, anos mais tarde, seria ensinada pelo próprioPedro aos salvos (cfr. I Pe.1:20-25). Pedro mantinha sua recusa de se converter, achando que, por si só, poderiaservir a Cristo.

-Naquela mesma semana, Cristo lavou os pés dos discípulos, tendo Pedro, uma vez mais, mostrado estarfora do centro da vontade do Senhor (Jo.13:1-20). Não queria que o Senhor lavasse os seus pés, dizendoque isto era ilógico, pois era ele, o discípulo, quem deveria lavar os pés do Mestre, mas, diante da afirmaçãode Jesus de que, se não permitisse que Ele lavasse seus pés, não teria parte com Ele, Pedro, então, quis queJesus lhe desse um banho.

-Nada mais elucidativo do comportamento de Pedro nesta fase de sua vida: aquém e além do propósito doSenhor. Quantos não querem fazer o que Jesus lhes manda e, depois, exageram quando confrontados peloSenhor com a sua recusa? Entretanto, não há necessidade de “exageros”, pois quem está limpo pela Palavrade Deus sabe perfeitamente qual é a vontade do Senhor. Quem, porém, não foi transformado por esta Palavra,ou recusa fazer o que Deus quer ou, então, parte para “exageros” inadmissíveis, que não passam de puracarnalidade.

-Após a páscoa, onde, como vimos, Pedro se manteve distante de onde estava Jesus, o Senhor chama o Seu“círculo íntimo” para o Getsêmane (Mt.26:36-46; Mc.14:32-42; Lc.22:39-46; Jo.18:1).

-Pedro, Tiago e João vão fazer companhia a Jesus, que se distancia deles cerca de um tiro de pedra e começaa orar, uma oração extremamente angustiante, onde se inicia a solidão do Senhor na Sua tarefa singular desalvar a humanidade. Os discípulos não O acompanham em oração, dormem, pois estavam sobrecarregados.

-Ali Pedro já poderia ter percebido que, assim como os demais, não tinha podido velar nem uma hora com oSenhor, tanto que o Senhor Se dirigiu especificamente a Pedro, chamando-o de “Simão”, a fim de advertir-lhea sua igualdade com os demais (Mc.14:37), pois os fatos desmentiam todas as bravatas anunciadas por Pedroanteriormente. No entanto, sua carnalidade não lhe permitia ver que estava na mesma condição dos demais,que toda a sua valentia seria inútil.

-Jesus é o mesmo (Hb.13:8). Continua a advertir todos quantos d’Ele se aproximam, ainda que sem umagenuína conversão, a fim de que se arrependam dos seus pecados e aceitem a submissão ao Senhor. Jesus nãoSe cansa de lhes falar, através do Seu corpo místico, que é a Igreja, da necessidade que têm de nascer de novo,de aceitar o Seu jugo suave e Seu fardo leve, de renunciar a Si mesmos, tomar a Sua cruz, para que possamsegui-l’O e alcançar a salvação, que é o fim de nossa vida espiritual, de nossa fé (como ensinará Pedro – IPe.1:9). Queira o Senhor que, ao contrário de Pedro na oportunidade que estamos a tratar, despertemos dosono espiritual e possamos ser esclarecidos por Cristo (Ef.5:14).

-Segue-se, então, a prisão do Senhor no jardim. Pedro, como sempre, impetuoso, tenta livrar o Senhor usandoda violência. Corta a orelha do servo do sumo sacerdote, de nome Malco (Jo.18:10), revelando, mais uma vez,como estava fora da vontade de Deus. Jesus opera, então, o milagre de pôr a orelha de Malco no lugar e mandaque Pedro não mais usasse da espada.

-Tem início a mais importante experiência da vida de Pedro: a sua conversão. Jesus foi preso e levadoaté a casa de Anás. Assim como João, Pedro começa a seguir os passos de Jesus, mas, em mais umademonstração física de seu estado espiritual, segue-O de longe (Mt.26:58; Mc.14:54; Lc.22:54), tendo sidolevado para dentro da porta da casa por João (Jo.18:16). Este distanciamento físico de Pedro revelava quantoPedro estava longe, ainda, do Senhor Jesus, porque não era ainda convertido.

-Entretanto, Pedro havia estado com Jesus e foi prontamente reconhecido pelos criados do sumo sacerdote.A porteira reconheceu-lhe (Mt.26:69; Jo.18:17), tendo, então, Pedro negado Jesus pela primeira vez, dizendoque não era Seu discípulo. Uma outra criada o vê, depois que ele se dirigiu ao vestíbulo, reconhece-o, mas elenega a Cristo pela segunda vez (Mt.26:71,72), dizendo não conhecer “tal homem”. Pouco depois, não só um,mas vários que ali estavam, aquentando-se, como ele (Mc.14:67; Lc.22:55), denunciando o seu sotaquegalileu, começaram a falar que ele era discípulo de Jesus, mas ele, então, não só negou ser discípulo e conhecera Cristo, como começou a praguejar e a jurar neste sentido. Então, o galo cantou pela segunda vez e Pedro selembrou das palavras de Cristo, Cristo, aliás, que olhou para ele com um olhar penetrante (Lc.22:61).

-Após o segundo canto do galo, Pedro caiu em si. Viu que de nada valera seus esforços humanos para servira Cristo. A violência, a impetuosidade, o destemor, a ousadia haviam sido infrutíferos. No momento em quefoi apresentado à dificuldade, ao risco de vida, Pedro negara a Cristo, recorrendo inclusive a maldições ejuramentos. Vergonhosamente negava uma convivência de mais de três anos. Depois do olhar de Cristo, Pedrose retirou do local e chorou amargamente (Mt.26:75; Mc.14:72; Lc.22:62).

-Este choro amargo de Pedro foi importantíssimo para a sua vida espiritual. Era a tristeza segundo Deusque opera o arrependimento para a salvação (II Co.7:9,10). Pedro, pela primeira vez, não só reconheceu serpecador ou a soberania de Jesus, mas se arrependeu do que havia feito. Havia se arrependido e confiado emCristo, que, com um simples olhar, mantinha o caminho aberto para a reconciliação, disposição esta que fezquestão de reafirmar, já ressuscitado, na mensagem angelical às mulheres tornadas testemunhas de Seuressurgir (Mc.16:7). Chegara o dia da conversão de Pedro.

-Não há conversão sem que haja, antes, arrependimento de pecados e o arrependimento envolve dois aspectos:tristeza pelo que se cometeu e disposição de não mais repetir os erros, ou seja, mudança de mentalidade (apalavra grega “metanoia”, que é a palavra traduzida por arrependimento indica, precisamente, a mudança dementalidade). Somente há perdão de pecados se houver arrependimento. Não basta apenas a confissão nem atristeza pelo cometimento da falta. Se não houver a disposição de mudança, a “mudança de mentalidade”, não

teremos senão o remorso, a sinceridade, que é importante mas insuficiente para se alcançar a salvação (Hb.12:17). A conversão envolve, necessariamente, o arrependimento (Jr.31:19).

II – A BIOGRAFIA DE PEDRO (II) – PEDRO, O PESCADOR DE HOMENS, A PEDRA VIVA DE CRISTO QUE ABRIU AS PORTAS DO EVANGELHO A JUDEUS E GENTIOS

-Pedro havia se convertido a Cristo Jesus. Tendo chorado amargamente e sentido o perdão dos seus pecados,não se isola do grupo, como fizera Judas Iscariotes, que apenas tinha sentido remorso e não arrependimento.Está com os outros dez discípulos naqueles dias difíceis e sombrios após a morte do Senhor. Já era outro, poisnão incitou os companheiros a uma revolta ou a uma atitude precipitada, mas, juntamente com eles, trancara-se no cenáculo com medo dos judeus (Jo.20:19).

-Ao terceiro dia, as mulheres vão ao encontro dos discípulos e afirmam que Jesus ressuscitou. Pedro e Joãovão, então, ao sepulcro, para averiguar esta notícia. Pedro e João estão agora juntos, lado a lado, numa clarademonstração da mudança operada em Pedro (Jo.20:2-4).

-A propósito, foi precisamente Pedro quem teve a ousadia de entrar no sepulcro e ter uma ampla e completavisão de tudo o que ali havia. Sua ousadia, seu dinamismo agora estavam sendo utilizados sob a direção doEspírito de Deus, pois ele havia se convertido (Jo.20:6-10).

-Pedro, assim, demonstrou ter crido na mensagem angelical, que o incluíra entre os servos do Senhor. Nãomais se preocupara com a negação vergonhosa de três ou quatro dias antes, porque, quando nos convertemos,“…uma coisa fazemos, e é que, esquecendo-nos das coisas que atrás ficam e avançando para as que estãodiante de nós, prosseguimos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Fp.3:13,14 com alteração das formas verbais), pois, “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisasvelhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co.5:17).

-Ao contemplar os lençóis e o sepulcro vazio, Pedro retirou-se dali admirado consigo mesmo (Lc.24:12). Eraalguém que, a partir de então, meditava no que estava a ver, que não tinha pressa em tomar a palavra, umhomem que demonstrava sua mudança, sua transformação, sem que tivesse perdido o seu temperamento,temperamento que se encontrava, agora, sob o controle do Espírito, Espírito Santo que receberia naquelemesmo dia (Jo.20:22).

-Todavia, ainda Pedro teria uma outra demonstração de fraqueza, mesmo após a conversão. Depois que Jesushavia aparecido segunda vez aos discípulos no cenáculo, oportunidade em que a incredulidade de Tomé foralançada em rosto, não mais apareceu. Os dias foram se passando e Pedro desanimou. A ausência do Senhorfoi entendida por ele como sendo um abandono e, a despeito de ter sido chamado para ser um pescador dehomens, quis voltar a ser pescador de peixes e, rapidamente, dada sua impetuosidade e presença de espírito,conseguiu que os discípulos tudo abandonassem e voltassem para a vida da pesca, que havia sido deixada hámais de três anos (Jo.21:3).

-Pedro estava convertido, mas estava “mal acostumado”. O Senhor havia se apresentado miraculosamentedurante dois domingos e Pedro, dentro de sua impetuosidade, achava que tais aparições deveriam serfrequentes e contínuas. Como o Senhor não mais aparecera, Pedro desanimou e resolveu voltar à vida velha,ao modo antigo de viver. Estava convertido, mas ainda não estava maduro.

-Muitos são os “crentes” da atualidade que, apesar de terem tido uma real experiência com o Senhor, de seremconvertidos, ainda não alcançaram a maturidade espiritual, querendo que haja sinais e maravilhas a cadainstante, a cada momento. Correm atrás destes sinais e maravilhas, invertendo a ordem das coisas, pois ossinais e maravilhas é que devem seguir aos que creem e não o contrário (Mc.16:17). Quando milagres nãoacontecem, quando não há maravilhas extraordinárias (e a palavra “extraordinária” significa exatamente “algofora do normal”, algo que não se repete sempre), resolvem voltar à vida velha, ao pecado. Devemos esqueceras coisas que ficaram para trás e olhar para o alvo, que é a salvação das nossas almas (I Pe. 1:9).

-Pedro resolveu ir pescar, saindo, uma vez mais, do centro da vontade de Deus. Repetiu-se, então, aexperiência da pesca maravilhosa, que havia levado Pedro a deixar tudo por Jesus. Nada apanharam, mas, soba palavra de Cristo, fizeram uma nova pesca milagrosa. Mas, se não fosse por João, Pedro nem sequer teriapercebido que era o Senhor. Estava novamente cego e surdo para as coisas de Deus. É interessante notar quese encontrava nu ou quase que totalmente nu, tanto que, ao saber que se tratava do Senhor, cingiu-se com atúnica (Jo.21:7).

-Quando deixamos a direção de Deus, quando tencionamos voltar para a vida antiga, antes de nossa conversão,perdemos as vestes espirituais (Ap.3:18; II Co.5:1-3). Não nos iludamos: quem não estiver trajado de vestesespirituais, não herdará o reino de Deus (Ap.16:15).

-Pedro puxou a rede para a terra e ali estavam 153 grandes peixes, sem que a rede se rompesse. Era o fim dacarreira de pescador de peixes de Pedro. Na refeição, Jesus, então, Se dirige para Simão, filho de Jonas e, portrês vezes, pergunta-lhe se ele O amava. Era a aplicação da lei da semeadura. Pedro havia negado o Senhorpor três vezes, deveria confessá-l’O também por três vezes. Havia, também, voltado a ser pescador de peixes,mas deveria agora assumir, de vez, a sua condição de pescador de homens.

-Pedro agora era um outro homem. Não vemos mais a sua arrogância, a sua autossuficiência.Perguntado se amava a Cristo, na primeira e na segunda vez, responde que sim, mas, mais do que isto, que oSenhor sabia que ele O amava (Jo.21:15). Não era mais o “sabe-tudo”, o “valente”, o “repreendedor”, mas ohumilde servo de Jesus, a ovelha que é conhecida pelo seu pastor (Jo.10:14.27).

-Jesus, então, manda a Pedro que apascentasse os Seus cordeiros, a demonstrar que o obreiro não tem domíniosobre o rebanho, que é de Deus, lição que, muito bem aprendida por Pedro, foi depois por ele mesmo ensinadaà Igreja (I Pe.5:2,3).

OBS: Como é diferente, aliás, a lição de Jesus que Pedro tão bem aprendeu e ensinou com o que faz oRomanismo que põe os supostos “sucessores de Pedro” como monarcas absolutos e infalíveis…

-Por fim, na terceira pergunta, Pedro entristece-se pela insistência do Senhor, mas, em vez de repreender oMestre, como fizera anteriormente, de se exaltar, como tantas vezes procedeu, Pedro rende-seincondicionalmente a Jesus, dizendo que Ele sabia tudo. Era a renúncia incondicional de si mesmo, aautonegação, o passo que ainda faltava para que Pedro fosse usado poderosamente na obra de Deus.

-Ante tal confissão, Jesus diz a Pedro que ele envelheceria e que, assim como não faria mais a sua vontade,no sentido espiritual, no final de seus dias, também seria levado para onde não queria, sendo, também, ditoque haveria de morrer pelo Evangelho (Jo.21:18,19).

-Pedro, então, quis saber a respeito do destino de João, mas, numa clara demonstração de que não tinha“primado” entre os apóstolos, isto não lhe foi revelado.

-Jesus subiu aos céus e mandou que os discípulos aguardassem em Jerusalém o revestimento de poder paraque pudessem iniciar o trabalho de pregação do Evangelho a toda a criatura.

-Reunidos para orar e buscar o Senhor pelo tempo que fosse necessário, vemos Pedro se levantandoentre os discípulos e dirigindo a escolha de um substituto para Judas Iscariotes, oportunidade em que foiescolhido Matias, que passou a ser contado entre os doze apóstolos (At.1:15-26).

-Esta atitude de Pedro, porém, não parece ter tido a aprovação divina. O texto sagrado informa-nos que Matiaspassou a ser considerado apóstolo, sem afirmar que o Senhor o tivesse escolhido como tal, bem assim não háqualquer indicação de que houvesse a necessidade de se completar já o colégio apostólico ou que fossemnecessários doze apóstolos.

-Vemos, assim, que, mesmo entre convertidos, há decisões que são tomadas sem a prévia direção e orientaçãodo Espírito de Deus, cujas consequências podem ser funestas à obra do Senhor ou, simplesmente, indiferentesa ela, como parece ter sido o caso. Pedro parece que não tinha aprendido a lição de que não deveria se envolvernaquilo para o que não havia sido chamado ou não era de sua conta, como quando quis saber sobre o futurode João…

-No dia de Pentecostes, os discípulos são batizados com o Espírito Santo e o que faltava para que Pedrose tornasse o pescador de homens aconteceu.

-Revestido de poder, Pedro levanta-se entre os discípulos e prega à multidão que se aglomerara paraver o que se passava no cenáculo. Seu temperamento destemido, ousado e impulsivo, sob plenoenvolvimento e controle do Espírito Santo, abriu a porta do Evangelho para os judeus, sendo esta a “primeirachave” mencionada pelo Senhor em Mt.16:19.

-Quase três mil almas se converteram ao Senhor, tendo Pedro, em seu sermão, falado sobre o arrependimentodos pecados e a necessidade deste arrependimento para o perdão dos pecados (At.2:38-40). Pedro haviaexperimentado esta salvação e, revestido de poder, podia, agora, anunciá-la com toda a ousadia que lhe erainata.

-O destemido Pedro tornou-se um homem de oração. O revestimento de poder não foi um instanteesporádico de manifestação do poder de Deus na vida de Pedro. Ele passou a ter uma vida de oração.

-Aquele homem que não pudera velar nem uma hora com o Senhor no Getsêmane, era agora um homem queorava constantemente. Em At.3:12, vemos na companhia de João (como estão juntos agora…), indo ao templo,na hora da oração. Encontrou-se, então, com um coxo na porta Formosa do templo e ali, dizendo não terprata nem ouro, mas poder de Deus, curou aquele homem, o que causou um movimento intenso no templo,oportunidade para que Pedro pregasse outro sermão e quase cinco mil pessoas se convertessem a Jesus (At.3:1-4:4).

-Os sinais e maravilhas acompanham os verdadeiros e genuínos crentes, que se dedicam a uma vida desantificação, consagração, oração e meditação na Palavra de Deus.

-Não há sinais e maravilhas com emoções e desleixo espiritual. Para que o poder de Deus se manifeste, épreciso que haja renúncia por parte dos “crentes”, uma vida devocional intensa e ininterrupta.

-Hoje em dia, não há mais a manifestação do poder de Deus por causa da ausência desta preparação. Oscrentes não oram, não leem a Palavra de Deus, não se consagram e, depois, querem que o “poder de Deuscaia”. Os movimentos que surgem em locais quetais nada mais são que manifestações carnais, muitas vezesinduzidas por estratégias de neurolinguística e outras técnicas hipnóticas e de comunicação. Cuidado!

-Pedro e os demais discípulos, então, são levados ao Sinédrio, o mesmo tribunal que havia levado Jesus paraser condenado à morte. Mas Pedro agora está revestido de poder e é convertido, pronto a morrer pelo Senhor.Antes, uma simples criada abalara a sua opção por Cristo, mas agora nem mesmo o Sinédrio poderia calá-lo.

-Pedro pregou para os máximos intérpretes da lei judaica, que ficaram admirados com a sua pregação,sabendo que se tratava de homem sem letras e indouto. Quando instados a se calar, Pedro disse não ser justodeixar de falar o que tinham visto e ouvido. Era o destemor, a ousadia sob o controle do Espírito Santo.

-Diante de tamanha ousadia e poder de Deus, foram os discípulos soltos e, então, foram orar a Deus e o poderera tanto que o local onde estavam reunidos tremeu e todos foram cheios do Espírito Santo (At.4:5-31).

-Pedro é, então, usado pelo Espírito Santo em mais um dom espiritual: a palavra da ciência. O EspíritoSanto lhe revela a artimanha de Ananias e Safira, que morrem pela palavra do apóstolo, após terem se recusadoa dizer a verdade.

-Pedro mostra-se como um instrumento de Deus para a manutenção da santidade no meio do povo de Deus,trazendo temor em toda a igreja, prosseguindo a ser usado com sinais e maravilhas, a ponto de pessoas seremlevadas para as ruas a fim de que ao menos a sombra de Pedro pudesse cobri-las, num sinal de que, em algumavez, houve cura de enfermos por força da cobertura de sombra (At.5:1-16).

-Pedro, então, sentiu o peso do vitupério de Cristo: a perseguição. O Sinédrio e o sumo sacerdote lançarammão dos apóstolos e os prenderam. Milagrosamente, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e eles, então,voltaram a pregar.

-Levados de novo à presença das autoridades religiosas, foram admoestados a se calar, açoitados e, depois,se regozijaram de que fossem dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus, não cessando de ensinar e deanunciar a Jesus Cristo (At.5:17-42).

-A perseguição aumentou ainda mais. Estêvão foi morto e Saulo começou a liderar uma impiedosaperseguição aos crentes, que se dispersaram, com exceção dos apóstolos (At.8:1).

-O Evangelho é pregado em Samaria e Pedro, juntamente com João, vão até lá para averiguar otrabalho feito por Filipe (At.8:14). Pedro impôs as mãos sobre os crentes de Samaria e eles tambémreceberam o batismo com o Espírito Santo (At.8:17).

-Foi, então, Pedro tentado pela oferta de dinheiro. Simão, o mago, ofereceu-lhe dinheiro para ter o mesmopoder, mas Pedro mostra como deve se portar um autêntico e convertido servo do Senhor: rechaçou a ofertade dinheiro e denunciou a falta de comunhão de todos aqueles que não servem a Deus com um coração reto.

-Pedro, diante de um não convertido, revela que os não convertidos não têm parte no reino de Deus, aindaque se digam “crentes”. Pedro havia sido um destes, mas agora era um salvo remido no sangue de Jesus.Aleluia!

-Muitos pregadores e ensinadores da Palavra de Deus, que se converteram genuinamente, que foram batizadoscom o Espírito Santo, não têm resistido seja à perseguição, seja à oferta do dinheiro.

-Muitos, ao se defrontarem com a perseguição, desanimam, negam o Senhor, tentando, como se fez nopassado, retornar à Igreja depois que a perseguição cessa. São os “relapsi” dos dias do Império Romano, queaceitavam oferecer sacrifícios aos deuses pagãos, para não ser queimados na fogueira e, depois, vinham pedirperdão nas igrejas locais, quando a tempestade da perseguição acalmava. Jesus perdoa, é bem verdade, masdevemos ver se há frutos dignos de arrependimento, ou se apenas são não convertidos que querem levarvantagem.

-A oferta de dinheiro, então, tem sido uma praga nos dias hodiernos. Muitos grandes homens e mulheres deDeus, usados poderosamente por Deus, como foi Pedro, não resistem à simonia, que é a “compra ou vendailícita de coisas espirituais (como indulgências e sacramentos) ou temporais ligadas às espirituais (como osbenefícios eclesiásticos)”, “simonia”, aliás, que é palavra derivada precisamente de “Simão”, o mago. O amordo dinheiro desvia muitos da fé (I Tm.6:10) e é a causa do surgimento de tantos falsos mestres, como bemaprendeu Pedro (II Pe.2:3). Cuidado!

-Depois de ter pregado o Evangelho em aldeias de samaritanos (At.8:25), Pedro passou a ir visitar as igrejasque haviam se constituído em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria (At.9:31,32), sendo este o principal motivopelo qual Paulo o denominou de “o apóstolo dos da circuncisão” (Gl.2:8), visto que Pedro era, sem dúvida,

um apóstolo dedicado a assistir as igrejas de judeus que haviam se convertido a Cristo. Pedro, assim, pelo que se verifica, assim como Paulo, exercia sua autoridade apostólica sem ter uma igreja para administrar.

OBS: Não é, pois, senão fantasia a afirmação de que Pedro tenha sido “bispo de Jerusalém” (jamais dirigiu a igreja de Jerusalém, que eradirigida por Tiago, irmão do Senhor, como se vê claramente em At.15) e, depois, “bispo de Antioquia”, o que é desmentido pelo fato de Paulo tratar a Pedro como “dos da circuncisão”, quando a igreja em Antioquia era composta de gentios, de onde Paulo e Barnabé foram mandados como missionários, jamais tendo Paulo mencionado que Pedro tenha sido “bispo” ali. Aliás, a passagem de Gl.2 torna-se incompreensível se Pedro fosse o“bispo” daquela igreja e, que, a partir do ano 42, tivesse sido “bispo de Roma”, cidade onde se duvida tenha estado alguma vez.

-Nestas suas viagens junto aos da circuncisão, Pedro continuou a ser usado por Deus com sinais emaravilhas. Eneias foi curado da sua paralisia (At.9:33,34) e muitos se converteram em Lida e em Sarona.Em Jope, Pedro é usado por Deus para ressuscitar Tabita ou Dorcas (At.9:39-42), tendo, então, ficado alimuitos dias.

-Era hora de Pedro abrir a porta do Evangelho aos gentios. Tratava-se de fazer Pedro ultrapassar a barreira daresistência cultural. Verdade que já pregara o Evangelho aos samaritanos, mas, apesar de ser um povo hostilaos judeus, de qualquer maneira, era um povo que tinha o sangue israelita. No entanto, como bom servo deCristo, alguém que agora estava no centro da vontade de Deus, Pedro deveria compreender que a salvação erapara toda a humanidade, inclusive para os gentios.

-Deus, então, de um modo todo especial, trabalha com Pedro para que possa ir até a casa de Cornélio, centuriãoromano, o primeiro gentio a ser salvo pela atuação da Igreja (At.10-11).

-Pedro estava na casa de Simão, o curtidor, em Jope e, perto da hora sexta, subiu ao terraço para orar. Notemoscomo um crente avivado jamais deixa de ter uma vida de oração. Pedro, que antes não conseguira orar umahora no jardim do Getsêmane, perto da hora do almoço, como visitante em uma casa, arruma um tempo paraorar. Que diferença!

-Enquanto orava, Pedro tem uma visão repetida três vezes em que se lhe mostram animais aparentementeimpuros, mas que foram purificados pelo próprio Senhor e que o Senhor mandou que ele os matasse e oscomesse, ao quel Pedro objetou, dizendo que nunca comera algo impuro, sendo, então, advertido que nãopoderia chamar de impuro o que Deus purificou.

-Logo depois desta visão, chegaram servos de Cornélio à sua procura e Pedro, ainda que relutantemente, vaia casa de Cornélio, onde prega o Evangelho. Jesus batiza Cornélio e os seus com o Espírito Santo e só, então,Pedro aceita batizá-los nas águas.

-Ao retornar a Jerusalém, Pedro é alvo de uma verdadeira “comissão” (prova de que não era nem nunca tinhasido “bispo” naquela igreja), quando se chega à conclusão de que a salvação também era para os gentios. Eraa “segunda chave” que o Senhor dera a Pedro em Mt.16:19, como o próprio Pedro reconhece em At.15:7.

-De volta a Jerusalém, Pedro sente, uma vez mais, o ardor da perseguição. Quem foi martirizado desta vezfoi Tiago, o companheiro do “círculo íntimo” do ministério terreno de Jesus, uma das “colunas” da igreja.

-Pedro é preso em seguida, mas vemos como era diferente este Pedro. Preso e pronto para ser morto, dormiatranquilamente na prisão (At.12:3-19), enquanto que, no passado, uma simples criada o fizera praguejar e jurarem falso. Como o Evangelho transforma as pessoas!

-Pedro foi acordado por um anjo e saiu da prisão, pensando tratar-se de um sonho. Já na rua é que percebeuque era realidade o seu livramento e foi para a casa de Maria, mãe de João Marcos (o autor do evangelhosegundo Marcos), onde os crentes estavam reunidos em oração em favor de Pedro e ali testificou do seulivramento. Partiu, então, para outro lugar, dizem as Escrituras, enquanto que Herodes e os soldados nãosabiam como explicar o ocorrido.

-A partir deste capítulo, o livro de Atos dos Apóstolos não mais se refere a Pedro, que cede seu lugar em anarrativa, feita por Lucas, a Paulo. O que sabemos de Pedro na Bíblia, a partir de então, é que esteve emAntioquia, visitando aquela igreja, quando entrou em conflito com Paulo, antes do concílio de Jerusalém,porque passou a evitar comer com os crentes gentios, por causa dos crentes judaizantes (Gl.2:11-14), umcomportamento recriminável e que vai contra a sinceridade que sempre caracterizara a vida e o ministério dePedro.

-Pedro, porém, não era mais o homem de dura cerviz do passado e, prova disso, é que foi um grandedefensor do trabalho de Paulo no concílio de Jerusalém (At.15:7-11), defesa que foi decisiva para que setomasse a decisão de não impor a lei de Moisés aos cristãos gentios.

-Pouco sabemos da vida de Pedro a partir de então. A sua primeira epístola é dirigida aos estrangeirosdispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (I Pe.1:1), regiões situadas na área que hojecorresponde à Turquia, a demonstrar que tenha trabalhado nestas regiões, pregando o Evangelho.

-No final desta carta, Pedro afirmou que a igreja em Babilônia (onde havia uma grande colônia judaica)saudava os destinatários da carta (I Pe.5:13). Tudo nos leva a crer, portanto, que Pedro tenha exercido seuministério para o oriente, enquanto que Paulo tenha ido para o ocidente. A segunda carta de Pedro não trazqualquer informação a respeito de locais.

-Cedo surgiu uma tradição de que Pedro teria se deslocado para Roma e ali exercido seu ministério até sermartirizado, assim como Paulo, na primeira grande perseguição romana contra a Igreja, nos dias de Nero.

-Segundo esta mesma tradição, Pedro teria sido morto no monte Vaticano, em Roma, crucificado de cabeçapara baixo, já que não se achou digno de ter a mesma morte de Cristo. Em cima desta tradição, a Igreja Romanapretende se mostrar como o “corpo visível de Cristo” e a “única e verdadeira Igreja de Cristo”, o que foireafirmado recentemente pelo Vaticano, ao interpretar algumas disposições do Concílio Vaticano II quepareciam ter aquela Igreja alterado seu pensamento a respeito.

-No entanto, não há qualquer base escriturística para dizermos que Pedro tenha estado em Roma ou lá tenhamorrido. Dizer que a “Babilônia” de I Pe.5:13 é uma metáfora e significa “Roma” é ir muito além do texto.Além do mais, se Pedro foi “bispo de Roma”, como explicar que Paulo não o tenha mencionado na epístolaaos romanos? São evidentes sinais das Escrituras no sentido contrário da tradição, tradição, ademais, que estávinculada a falsas doutrinas e que, portanto, devem ser, no mínimo, postas sob suspeita pelos amantes daPalavra de Deus.

-Mais importante do que isto é que, nas suas duas epístolas, encontramos um Pedro que mostra ter aprendidotodas as lições ministradas pelo Senhor durante o Seu ministério terreno, como já pudemos ver ao longo dabiografia do apóstolo.

-Nestas duas cartas, Pedro mostra, claramente, que a Igreja deve se preocupar com a santidade, que seinicia com um genuíno e autêntico novo nascimento e que se prova mediante uma conduta exemplar, que deveter em Cristo o seu único e exclusivo exemplo, conduta esta que se revela tanto na igreja, como na família ena sociedade.

-Além do mais, a igreja, diz-nos Pedro, precisa estar atenta para tudo o que ocorre à sua volta, jamais seesquecendo da volta de Cristo, devendo, enquanto o Senhor não vem, dedicar-se ao crescimento na graça e noconhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não se deixando levar pelos falsos mestres.

-Que ensino precioso e que deve estar sempre presente em nossas mentes e corações, se quisermos ter a mesma certeza que o apóstolo deixa, pouco antes de terminar a sua carta, ou seja, a de que “…devemos procurar fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição, porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçaremos” (II Pe.1:10 com alteração das formas verbais).

- A biografia de Pedro mostra como se dá a conversão de uma pessoa a Cristo Jesus, como ela depende da conversão e que, como após a conversão, o revestimento de poder mantém a pessoa totalmente dedicada ao Senhor e pronta a realizar para Ele uma grande obra. Pedro é um exemplo a ser seguido e que não sejamos apenas ouvintes, mas pessoas convertidas a Jesus e que possam realizar, como Pedro, um grande ministério.