SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

OS PÃES DA PROPOSIÇÃO

Texto Áureo: Jo. 6.47,48  – Leitura Bíblica: Lv. 24.5-9

INTRODUÇÃO
Nesta aula estudaremos a respeito dos pães da proposição, que ficavam dispostos dentro do Tabernáculo, em um dos lugares especiais. Esses pães tinha uma simbologia, pois apontavam para Jesus, aquele que viria a ser o pão descido do céu. Mas veremos também nessa lição que esses pães também simbolizam a Palavra de Deus, que serve de alimento espiritual para as nossas vidas.

1. OS PÃES DA PROPOSIÇÃO
A mesa que tinha os pães da proposição era feita de madeira de acácia, e tinha dois côvados de cumprimento (90 centímetros), um côvado de largura (45 centímetros) e sua altura era de um côvado e meio (70 centímetros). Essas especificações foram dadas por Deus a Moisés, para que tudo fosse feito conforme a sua vontade (Ex. 25.23-30). Essa mesa também era revestida de ouro fino, com adorno da altura de quatro dedos, e tinha argolas que serviam para o transporte. Esses pães eram preparados todos os sábados pelos coatitas (I Cr. 9.32). Em sua composição, usava-se a flor da farinha de trigo (Lv. 24.5), e depois serem cozidos eram postos em fileiras sobre a mesa, ao total eram doze para simbolizar também as doze tribos de Israel. Deus estava presente no tabernáculo, esse era um dos símbolos dos dozes pães da proposição, bem como no meio do seu povo (Jr. 32.38). Como pão era um alimento bastante comum entre o povo hebreu, isso também os fazia lembrar de que Deus era aquele que dava a provisão, pois comer pão era equivalente a fazer uma refeição, e aquilo que vinha à mesa do povo hebreu era proveniente do Deus de Israel, que os havia retirado com braço forte do Egito, para habitar na terra que Ele mesmo havia prometido dar a Abraão.

2. JESUS, O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
Jesus é o pão que desceu do céu, vindo da “casa de pão”, sendo o significado da palavra Belém em hebraico. Várias vezes Ele mesmo se identificou como a água e o pão da vida (Jo. 4.13,14; Ap. 7.17). Como o Pão da vida, Jesus é aquele que nos supre com a alimentação necessária para a vida eterna. Há um episódio bíblico bastante ilustrativo dessa verdade, Jesus alimentou uma multidão faminta, demonstrando assim o Seu poder, e sua provisão para os pecadores. Mesmo assim, os religiosos desacreditaram de Jesus, pois queriam que Ele fizesse o mesmo milagre de Moisés, que alimentou o povo ao longo da jornada pelo deserto. Mas o Senhor tem um alimento muito mais importante e essencial para a vida das pessoas, Ele mesmo é o pão eterno que necessitamos (Jo. 6.31-68). O sacrífico de Jesus na cruz do calvário nos dar vida eterna, o pão normal que comemos diariamente é necessário, mas somente satisfaz temporariamente. Deixar de se alimentar com esse pão é definhar espiritualmente, as pessoas que assim o fazem permanecem mortas em seus pecados (Jo. 8.24), mas é preciso ainda alertar em relação àqueles que seguem a Jesus apenas pela comida que perece (Jo. 6.27). Existem muitos que se aproximam da Igreja apenas para receber bênçãos materiais, mas é preciso buscar o essencial, o Pão da Vida, que nos conduz à vida.

3. O PÃO DA PALAVRA DE DEUS
Jesus é alimento para nossas vidas, Ele é a Palavra de Deus, o Verbo que se fez carne. Por esse motivo declarou ao ser tentado: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4.4). Não podemos deixar de nos alimentar por meio da Palavra de Deus, é ela que nos dá a nutrição espiritual necessária, e nos conduz ao crescimento e maturidade. O autor da Epístola aos Hebreus destaca que a Palavra de Deus é fundamental para o crescimento na fé (Hb. 5.11-14). Deus espera que os crentes se desenvolvam espiritualmente, que se alimentem do genuíno leite espiritual (II Pe. 3.18; Ef. 4.15). Os crentes de Corinto se tornaram carnais porque desprezaram a Palavra de Deus (I Co. 3.1-2), de igual modo há muitos crentes que se alimentam apenas de sobremesas, se apartam do pão espiritual que realmente nutre. Por esse motivo são levados pelos ventos de doutrinas (Ef. 4.14), e não conseguem frutificar na igreja (Hb. 10.25). Os crentes que se alimentam da Palavra de Deus se tornam adultos (Hb. 5.14), e desenvolvem o vínculo da perfeição (Cl. 3.14), conseguem dar exemplo na vida prática, e se tornam bem-aventurados (Tg. 1.22-25).

CONCLUSÃO
No culto levítico, encontrava-se disposto no tabernáculo os pães da proposição, nos os crentes em Jesus dispomos dEle mesmo, que é o Pão que desceu dos céu. Por esse motivo, uma vez que nos alimentamos dEle, podemos ter a convicção de que caminhamos para a eternidade. Essa é uma das razões da celebração da Ceia, a fim de lembrar frequentemente, através do pão e do cálice, que Jesus é nossa provisão, e o alimento que nos conduz à vida em Deus.

BIBLIOGRAFIA
TIDBALL, D. The message of Leviticus. Leicester: Interversity-Press, 2005.
WIERSBE, W. Be holy: Leviticus. Colorado Springs: David Cook, 2010.