SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

O LUGAR SANTÍSSIMO

Texto Áureo: Hb. 9.3 Leitura Bíblica: Ex. 26.31-35-Hb. 9.1-5; Mt. 27.51

INTRODUÇÃO
Nesta aula, estudaremos a respeito do Lugar Santíssimo, também denominado de Santo dos Santos, trata-se um dos lugares mais especiais do antigo santuário, pois nele era manifestada a shekinah divina. Inicialmente, descreveremos o Lugar Santíssimo, em seguida, faremos as devidas aplicações, ressaltando, ao final, que graças a Cristo, podemos ter acesso à presença de Deus.

1. O LUGAR SANTÍSSIMO
Esse lugar era retangular, de forma cúbica, e media dez côvados de altura, dez de largura e dez de cumprimento. Um côvado equivalia a aproximadamente 45 centímetros. Esse lugar era menor que o Lugar Santo, nesse tinha: o candelabro, a mesa dos pães e o incensário. Enquanto que o Lugar Santíssimo tinha apenas a Arca da Aliança. O Santíssimo representava a presença de Deus, pois era naquele lugar que Deus manifestava a sua glória, por ocasião do dia da expiação – iom kypur. Apenas o Sumo-sacerdote, e tão somente nesse dia específico, poderia adentrar aos Santos dos Santos. As pessoas podiam ver a arca, e até mesmo o Tabernáculo ser montado e desmontado, pois se tratava de um santuário móvel, mas era nesse dia que a glória de Deus se manifestava, Sua presença era vista pelo Sumo-sacerdote, como demonstração que o sacrifício havia sido aceito, e os pecados do povo perdoados.

2. OS VÉUS: INTERIOR E EXTERIOR
Há muita especulação em relação a esses véus, e uma lenda sobre uma suposta corda que era atada ao sacerdote, para esse ser retirado do Lugar Santíssimo, caso estivesse em pecado. Mas essa crença não tem respaldo bíblico, pois o Sumo-Sacerdote não adentrava àquele lugar pelos seus méritos, antes por causa do sacrifício que já apontava para o sangue do Cordeiro Eterno, que seria imolado pelos pecados da humanidade (Ef. 2.8,9; Hb. 10.19,20). Havia um véu exterior, que dava acesso ao Lugar Santo, e o véu interior, que dava acesso ao Lugar Santíssimo. Esse véu proibia que qualquer outra pessoa, além dos sacerdotes, pudesse entrar àqueles lugares, depois que a tenda estivesse edificada. Naquele lugar, mesmo rústico e simples, Deus se fazia presente, de igual modo, Cristo, como homem-deus, desprovido da Sua glória, se fez carne e habitou no meio de mós (Jo. 1.1,14).

3. ACESSO IRRESTRITO
O acesso ao Lugar Santíssimo era restrito ao Sumo-sacerdote, mas o véu do templo foi rasgado (Mt. 27.50-53), por ocasião da morte de Jesus. Esse véu, ainda que tivesse sido construído sob orientação divina, representava também o controle religioso, que fazia parte do ritual israelita, e que seria desfeito na Nova Aliança. Esse é justamente o significado dessa condição espiritual, que foi retratada pelo autor da Epístola aos Hebreus. Não podemos mais retornar aos modelos antigos de religiosidade, abandonar o evangelho de Jesus Cristo, em prol de um sistema ultrapassado, é levar o Senhor novamente ao vitupério. Por causa dele, todos podem ter acesso ao Lugar Santo, serem iluminados pela Sua luz, se alimentarem dos pães da proposição e orarem ao Senhor.

CONCLUSÃO
Por causa do sacrifício de Cristo (Mt. 27.51), agora temos pleno acesso à presença de Deus, podemos desfrutar da shekinah divina, não apenas no dia do iom kypur. O culto, nessa nova condição espiritual, é de outra natureza, é um culto em espírito e em verdade (Jo. 4.24,25). Não mais para oferecer sacrifícios de animais, mas por meio do próprio corpo, que deve ser apresentado vivo e agradável a Deus (Rm. 12.1,2). Temos comunhão uns com os outros, as barreiras da separação foram desfeitas.

BIBLIOGRAFIA
HORTON, H. The Tabernacle of Moses. Bloomigton: Thomas Nelson, 2014.
SPRECHER, A. Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.