“O SENHOR É O MEU PASTOR; NADA ME FALTARÁ” (SL.23:1).
O SALMO 23 É O TEXTO MAIS CONHECIDO DA BÍBLIA. MILHÕES DE PESSOAS CONHECEM-NO DE COR. SUA MENSAGEM TEM SIDO BÁLSAMO PARA OS FERIDOS, CONSOLO PARA OS TRISTES, REFÚGIO PARA OS DESESPERADOS.
EM MUITOS FUNERAIS, O SALMO 23 TEM SIDO LIDO COMO REFRIGÉRIO DO CÉU PARA ALIVIAR A DOR DOS AFLITOS. VEMOS NELE A SUBLIME VERDADE DE QUE DEUS É A NOSSA COMPLETA PROVISÃO. NOSSA MAIOR NECESSIDADE NÃO É DAS BÊNÇÃOS DE DEUS, MAS DO PRÓPRIO DEUS DAS BÊNÇÃOS. O DOADOR É MAIS IMPORTANTE DO QUE A DÁDIVA. SÓ DEUS NOS SATISFAZ.
A BÍBLIA NOS APRESENTA VÁRIOS NOMES DE DEUS; CADA UM REVELA-NOS UM ASPECTO DO SEU SER E ABRE-NOS UMA JANELA PARA CONHECERMOS UM POUCO MAIS DESTE QUE NEM TODAS AS PALAVRAS DE TODOS OS IDIOMAS DO MUNDO INTEIRO SERIAM SUFICIENTES PARA DEFINI-LO EXAUSTIVAMENTE.
AO ANALISARMOS O SALMO 23, PODEMOS PERCEBER EM SEU CONTEÚDO SETE NOMES DE DEUS, OS QUAIS VAMOS AQUI CONSIDERAR.
1. JEOVÁ ROÍ
ESSE TERMO SIGNIFICA "O SENHOR É O MEU PASTOR". DAVI FOI QUEM PELA PRIMEIRA VEZ DEU ESSE TÍTULO A DEUS. DAVI ERA UM PASTOR DE OVELHAS E SABIA BEM O QUE ERA PROTEGER O SEU REBANHO DAS FERAS E GUIÁ-LO PELAS TRILHAS ESTREITAS NO MEIO DOS PENHASCOS E MONTANHAS ÍNGREMES DE BELÉM, ATÉ LEVÁ-LO ÀS ÁGUAS TRANQUILAS E ÀS PASTAGENS VERDES.
DAVI OLHA PARA DEUS E VÊ NELE O PASTOR QUE CUIDA DAS OVELHAS. O PASTOR É AQUELE QUE ALIMENTA, PROTEGE, GUIA, DISCIPLINA E RESTAURA SUAS OVELHAS.
DEUS É QUEM NOS CONDUZ PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA E NOS FAZ DESCANSAR NOS PASTOS VERDEJANTES DA SUA BONDOSA PROVIDÊNCIA. ELE ESTÁ CONOSCO QUANDO CRUZAMOS OS VALES ESCUROS DA TRIBULAÇÃO E NOS PREPARA UMA MESA FARTA NO DESERTO. ELE É O PASTOR QUE NOS ACOLHE NOS BRAÇOS, NOS DÁ SEGURANÇA E NOS LEVA SALVOS PARA O SEU APRISCO CELESTIAL.
O NOVO TESTAMENTO DESCREVE JESUS COMO O BOM PASTOR, O GRANDE PASTOR E O SUPREMO PASTOR. COMO BOM PASTOR ELE DEU SUA VIDA PELAS OVELHAS; COMO O GRANDE PASTOR ELE VIVE PARA AS OVELHAS; E COMO SUPREMO PASTOR ELE VOLTARÁ PARA AS OVELHAS. ESSAS TRÊS VERDADES PODEM SER VISTAS TAMBÉM NOS SALMOS 22, 23 E 24.
- O SALMO 22 APONTA JESUS COMO O BOM PASTOR QUE DEU SUA VIDA EM FAVOR DAS SUAS OVELHAS. ELE MESMO DISSE: “EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS” (JOÃO 10.11).
O SALMO 22, PROFETICAMENTE REVELA-NOS QUE JESUS, O BOM PASTOR, NÃO VEIO PARA EXPLORAR AS OVELHAS E OPRIMI-LAS, MAS PARA MORRER POR ELAS E DAR-LHES A VIDA ETERNA. ELE É O PASTOR QUE DEU SUA VIDA E O CORDEIRO QUE SE OFERECEU POR NÓS. SEU AMOR NÃO FOI PROCLAMADO DO ALTO DE UMA CÁTEDRA, MAS DO ALTO DA CRUZ. ELE NÃO ENTREGOU PARA NÓS APENAS RICAS DÁDIVAS, ELE DEU-NOS SUA PRÓPRIA VIDA.
PARA LIBERTAR-NOS SOFREU O CASTIGO DA LEI; PARA LIVRARNOS DO PECADO, FEZ-SE PECADO POR NÓS; PARA LIVRAR-NOS DA MALDIÇÃO, FEZ-SE MALDIÇÃO POR NÓS; PARA LIVRAR-NOS DA MORTE, SUPORTOU O GOLPE DA MORTE EM NOSSO FAVOR.
- O SALMO 23 APONTA JESUS COMO O GRANDE PASTOR, QUE VIVE PARA CUIDAR DE SUAS OVELHAS –“ORA, O DEUS DE PAZ, QUE PELO SANGUE DO CONCERTO ETERNO TORNOU A TRAZER DOS MORTOS A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, GRANDE PASTOR DAS OVELHAS” (HB.13:20).
O SALMO 23 DIZ QUE ELE OFERECE ÀS SUAS OVELHAS PROVISÃO, DIREÇÃO, DESCANSO, REFRIGÉRIO, COMPANHIA, LIVRAMENTO E VITÓRIA. JESUS É, NA VERDADE, A MAIOR PROVISÃO PARA SUAS OVELHAS: ELE É O SENHOR, O PROVEDOR, O COMPANHEIRO, O PROTETOR E O HÓSPEDE. ELE PROTEGE, SUSTENTA E ACOMPANHA SUAS OVELHAS AQUI E AO FIM, E AS RECEBE NA CASA DO PAI, A GLÓRIA CELESTE.
JESUS COMO O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS É A VERDADE PARA A NOSSA MENTE, O CAMINHO PARA OS NOSSOS PÉS, A VIDA PARA A NOSSA ALMA. ELE É A NOSSA ESPERANÇA, A NOSSA ALEGRIA E A NOSSA PAZ. ELE É O NOSSO EXEMPLO, O NOSSO ALVO E A NOSSA FORÇA. ELE ESTÁ À DESTRA DO PAI DE ONDE INTERCEDE POR NÓS E ESTÁ CONOSCO SEMPRE EM TODOS OS LUGARES E EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.
- O SALMO 24 APONTA JESUS COMO O SUPREMO PASTOR QUE VOLTARÁ GLORIOSAMENTE PARA BUSCAR AS SUAS OVELHAS – “E, QUANDO APARECER O SUMO PASTOR, ALCANÇAREIS A INCORRUPTÍVEL COROA DE GLÓRIA” (1PD.5:4).
SEGUNDO O SALMO 24, O MESMO JESUS QUE MORREU PELAS OVELHAS E VIVE PELAS OVELHAS, VOLTARÁ PARA SUAS OVELHAS. SUA VINDA É CERTA E SUA PROMESSA É FIEL.
ELE VIRÁ NÃO COMO DA PRIMEIRA VEZ, COMO SERVO SOFREDOR, MAS SUA MANIFESTAÇÃO SERÁ CHEIA DE FULGOR.
NÃO SERÁ MAIS UMA VINDA COM AS ROUPAGENS DA HUMILDADE, MAS COM OS ATAVIOS DA GLÓRIA.
ELE VIRÁ NÃO COMO SERVO, MAS COMO O REI DOS REIS.
ELE VIRÁ NÃO MAIS CAVALGANDO UM JUMENTINHO, MAS NUM GLORIOSO CORTEJO ENTRE AS NUVENS.
ELE VIRÁ NÃO MAIS PARA SER JULGADO PELOS HOMENS E CONDENADO À MORTE, MAS VIRÁ PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS.
COMO SUPREMO PASTOR ELE VIRÁ TRAZENDO CONSIGO O GALARDÃO.
NÃO HÁ MAIOR PRIVILÉGIO DO QUE SER OVELHA DE JESUS, O BOM PASTOR, O GRANDE PASTOR E O SUPREMO PASTOR.
OUTRO NOME DE DEUS ENCONTRADO NO SALMO 23 É:
2. JEOVÁ JIREH
ESSE TERMO SIGNIFICA "O SENHOR PROVERÁ". A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE NOME APARECE NA BÍBLIA ESTÁ LIGADO À EXPERIÊNCIA DE ABRAÃO, QUANDO DEUS LHE ORDENOU A OFERECER SEU FILHO ISAQUE EM HOLOCAUSTO (GN.22:1-19). ABRAÃO OBEDECEU PRONTAMENTE. DEPOIS DE CAMINHAR TRÊS DIAS RUMO AO LUGAR DO SACRIFÍCIO, ISAQUE PERGUNTOU A SEU PAI: MEU PAI! [...] EIS O FOGO E A LENHA, MAS ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO? RESPONDEU ABRAÃO: DEUS PROVERÁ PARA SI O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO, MEU FILHO.... (GN.22:7,8).
“E VIERAM AO LUGAR QUE DEUS LHES DISSERA, E EDIFICOU ABRAÃO ALI UM ALTAR, E PÔS EM ORDEM A LENHA, E AMARROU A ISAQUE, SEU FILHO, E DEITOU-O SOBRE O ALTAR EM CIMA DA LENHA.
E ESTENDEU ABRAÃO A SUA MÃO E TOMOU O CUTELO PARA IMOLAR O SEU FILHO.
MAS O ANJO DO SENHOR LHE BRADOU DESDE OS CÉUS E DISSE: ABRAÃO, ABRAÃO! E ELE DISSE: EIS-ME AQUI.
ENTÃO, DISSE: NÃO ESTENDAS A TUA MÃO SOBRE O MOÇO E NÃO LHE FAÇAS NADA; PORQUANTO AGORA SEI QUE TEMES A DEUS E NÃO ME NEGASTE O TEU FILHO, O TEU ÚNICO.
ENTÃO, LEVANTOU ABRAÃO OS SEUS OLHOS E OLHOU, E EIS UM CARNEIRO DETRÁS DELE, TRAVADO PELAS SUAS PONTAS NUM MATO; E FOI ABRAÃO, E TOMOU O CARNEIRO, E OFERECEU-O EM HOLOCAUSTO, EM LUGAR DE SEU FILHO.
E CHAMOU ABRAÃO O NOME DAQUELE LUGAR O SENHOR PROVERÁ; DONDE SE DIZ ATÉ AO DIA DE HOJE: NO MONTE DO SENHOR SE PROVERÁ” (GN.22:14).
ABRAÃO DEU ESSE NOVO NOME A DEUS, ENSINANDO-NOS QUE DEUS PROVÊ, SEMPRE QUE ESTIVERMOS NA ESTRADA DA OBEDIÊNCIA, NO CENTRO DA SUA VONTADE.
SEMELHANTEMENTE, DAVI DIZ: "O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ" (Sl.23:1). O NOSSO PASTOR É TAMBÉM O NOSSO PROVEDOR; ELE É A FONTE DE TODO BEM; DELE PROCEDE TODA BOA DÁDIVA. QUANDO OS NOSSOS RECURSOS ACABAM, ELE CONTINUA COM SEUS CELEIROS ABARROTADOS; ELE NOS ABENÇOA COM TODA SORTE DE BÊNÇÃOS. TEMOS NÃO APENAS SUAS DÁDIVAS, MAS TAMBÉM SUA PRESENÇA. ESTA É, DE TODAS, A MELHOR PROVISÃO.
NOSSA CONFIANÇA PRECISA ESTAR NO PROVEDOR, MAIS DO QUE NA PROVISÃO; NO DEUS DAS BÊNÇÃOS, MAIS DO QUE NAS BÊNÇÃOS DE DEUS.
3. JEOVÁ SHALOM
DAVI DIZ QUE O SENHOR NOS FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES E NOS LEVA PARA JUNTO DAS ÁGUAS DE DESCANSO (Sl.23:2). ISSO NOS FALA DE PAZ, E DEUS É A NOSSA PAZ.
FOI GIDEÃO QUEM PELA PRIMEIRA VEZ ATRIBUIU ESSE NOME A DEUS (Jz.6:24).
OS FILHOS DE ISRAEL FIZERAM O QUE PARECIA MAL AOS OLHOS DO SENHOR; E O SENHOR OS DEU NA MÃO DOS MIDIANITAS POR SETE ANOS (JZ 6:1). OS MIDIANITAS ESTAVAM OPRIMINDO O POVO DE ISRAEL, SAQUEANDO-LHE OS BENS E ESPOLIANDO SUAS PROPRIEDADES. ENTÃO, O SENHOR LEVANTOU GIDEÃO PARA LIBERTAR O POVO DE ISRAEL DO DOMINIO DOS MIDIANITAS.
HUMILDEMENTE, ESSE VARÃO VALOROSO PEDIU A DEUS UM SINAL. O SENHOR ATENDEU AO SEU ROGO E MANIFESTOU-SE A ELE. ENTÃO, GIDEÃO ENTENDEU QUE DEUS APARECERA A ELE NÃO PARA DESTRUÍ-LO, MAS PARA ERGUÊ-LO COMO LIBERTADOR DO SEU POVO. FOI NESSE CONTEXTO QUE GIDEÃO DEU O NOME “JEOVÁ SHALOM” A DEUS. ASSIM DIZ O TEXTO: "ENTÃO, GIDEÃO EDIFICOU ALI UM ALTAR AO SENHOR E LHE CHAMOU DE O SENHOR É PAZ..." (JZ.6:24).
DEUS NÃO APENAS NOS DÁ PAZ, MAS ELE É A NOSSA PAZ. COMO DISSE O APÓSTOLO PAULO: “O QUE TAMBÉM APRENDESTES, E RECEBESTES, E OUVISTES, E VISTES EM MIM, ISSO FAZEI; E O DEUS DE PAZ SERÁ CONVOSCO” (FP.4:9). A NOSSA PAZ NÃO É AUSÊNCIA DE PROBLEMAS. ELA NÃO É CIRCUNSTANCIAL. NOSSA PAZ É UMA PESSOA DIVINA. O PRÓPRIO DEUS É A NOSSA PAZ, ELE É O JEOVÁ SHALOM, QUE ESTÁ CONOSCO NAS HORAS TURBULENTAS DA NOSSA VIDA, COMO NOSSA FORTALEZA E REFÚGIO.
4. JEOVÁ RAFÁ
A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE NOME DE DEUS APARECE NA BÍBLIA FOI NO CONTEXTO DA SAÍDA DO EGITO. APÓS AS COMEMORAÇÕES PELO GRANDE LIVRAMENTO QUE DEUS PROPORCIONARA AO POVO DE ISRAEL, FAZENDO-O PASSAR PELO MAR VERVELHO, E AFOGANDO O EXÉRCITO EGIPCIO, MOISÉS FEZ PARTIR OS ISRAELITAS DO MAR VERMELHO, E SAÍRAM AO DESERTO DE SUR, E ANDARAM TRÊS DIAS NO DESERTO E NÃO ACHARAM ÁGUA (Gn.15:22). O POVO ESTAVA CONSUMIDO POR UMA SEDE SEVERA. AO VEREM UMA FONTE DE ÁGUA, CORRERAM A TODA PRESSA PARA BEBER, MAS A ÁGUA ERA AMARGA. ENTÃO, DEUS DISSE A MOISÉS QUE LANÇASSE UMA ÁRVORE SOBRE ÁGUA AMARGA. AO FAZÊ-LO, A ÁGUA FICOU DOCE, E O POVO PÔDE DESSEDENTAR-SE. ENTÃO, DEUS DISSE A MOISÉS: "... SE OUVIRES ATENTO A VOZ DO SENHOR, TEU DEUS, E FIZERES O QUE É RETO DIANTE DOS SEUS OLHOS, E DERES OUVIDO AOS SEUS MANDAMENTOS, E GUARDARES TODOS OS SEUS ESTATUTOS, NENHUMA ENFERMIDADE VIRÁ SOBRE TI, DAS QUE ENVIEI SOBRE OS EGÍPCIOS; POIS EU SOU O SENHOR, QUE TE SARA" (EX.15:26).
DAVI DIZ QUE DEUS REFRIGERA A NOSSA ALMA – “REFRIGERA A MINHA ALMA; GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA POR AMOR DO SEU NOME” (SL.23:3); ELE É QUEM SARA TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES E PERDOA TODAS AS NOSSAS INIQUIDADES (SL.103:3).
DEUS É O ÚNICO QUEM TEM DIREITO DE DAR A VIDA E TIRÁ-LA. ELE TEM PODER TAMBÉM PARA CURAR, E, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, TODA CURA PROCEDE DELE, QUER PELOS MEIOS, QUER SEM OS MEIOS, QUER APESAR DOS MEIOS. ELE É QUEM CURA A NOSSA ALMA, O NOSSO CORPO E REFRIGERA O NOSSO CORAÇÃO. ELE É QUEM SARA TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES, QUER DO CORPO QUER DA ALMA. É ELE QUEM LEVA AS NOSSAS DORES SOBRE SI E ABRE PARA NÓS UMA FONTE DE CONSOLO E REFRIGÉRIO. NELE TEMOS VIDA, CURA, PERDÃO E SALVAÇÃO.
5. JEOVÁ TSIDKENU
A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE NOME DE DEUS APARECE NA BÍBLIA É NO LIVRO DE JEREMIAS, QUE DIZ: "NOS SEUS DIAS, JUDÁ SERÁ SALVO, E ISRAEL HABITARÁ SEGURO; SERÁ ESTE O SEU NOME, COM QUE SERÁ CHAMADO: SENHOR, JUSTIÇA NOSSA" (JR.23:6). VEJA AS PALAVRAS DO SENHOR ATRAVÉS DO PROFETA JEREMIAS:
“PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR, O DEUS DE ISRAEL, ACERCA DOS PASTORES QUE APASCENTAM O MEU POVO: VÓS DISPERSASTES AS MINHAS OVELHAS, E AS AFUGENTASTES, E NÃO AS VISITASTES; EIS QUE VISITAREI SOBRE VÓS A MALDADE DAS VOSSAS AÇÕES, DIZ O SENHOR.
E EU MESMO RECOLHEREI O RESTO DAS MINHAS OVELHAS, DE TODAS AS TERRAS PARA ONDE AS TIVER AFUGENTADO, E AS FAREI VOLTAR AOS SEUS APRISCOS; E FRUTIFICARÃO E SE MULTIPLICARÃO.
E LEVANTAREI SOBRE ELAS PASTORES QUE AS APASCENTEM, E NUNCA MAIS TEMERÃO, NEM SE ASSOMBRARÃO, E NEM UMA DELAS FALTARÁ, DIZ O SENHOR.
EIS QUE VÊM DIAS, DIZ O SENHOR, EM QUE LEVANTAREI A DAVI UM RENOVO JUSTO; SENDO REI, REINARÁ, E PROSPERARÁ, E PRATICARÁ O JUÍZO E A JUSTIÇA NA TERRA.
NOS SEUS DIAS, JUDÁ SERÁ SALVO, E ISRAEL HABITARÁ SEGURO; E ESTE SERÁ O NOME COM QUE O NOMEARÃO: O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA (JR.22:2-6).
DAVI NOS INFORMA QUE DEUS NOS GUIA PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA – “PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS, UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO, O MEU CÁLICE TRASBORDA” (SL.23:3). MAS, ANTES DISSO, ELE É A NOSSA JUSTIÇA. SÓ ANDAMOS PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA PORQUE FOMOS JUSTIFICADOS. A JUSTIFICAÇÃO É UM ATO LEGAL E FORENSE. FOMOS DECLARADOS JUSTOS POR CAUSA DA OBRA DE CRISTO EM NOSSO LUGAR E EM NOSSO FAVOR.
PELO SACRIFÍCIO SUBSTITUTIVO DE CRISTO E PELO SEU SANGUE DERRAMADO, NOSSOS PECADOS FORAM CANCELADOS, NOSSA DÍVIDA FOI PAGA E TODAS AS DEMANDAS DA LEI FORAM PLENAMENTE SATISFEITAS. AGORA ESTAMOS QUITES COM A JUSTIÇA DIVINA, E NENHUMA CONDENAÇÃO PESA MAIS SOBRE NÓS (RM.8:1). CRISTO, O NOSSO PASTOR, É TAMBÉM A NOSSA JUSTIÇA.
6. JEOVÁ SHAMMAH
A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE NOME DE DEUS APARECE NA BÍBLIA É NO LIVRO DE EZEQUIEL: “DEZOITO MIL MEDIDAS EM REDOR; E O NOME DA CIDADE DESDE AQUELE DIA SERÁ: O SENHOR ESTÁ ALI” (EZ.48:35). MESMO QUANDO O POVO DE DEUS PASSA PELO VALE DO DESTERRO, O SENHOR ESTÁ COM ELE.
DAVI NOS FALA SOBRE A PRESENÇA DE DEUS CONOSCO, MESMO QUANDO CRUZAMOS O VALE DA SOMBRA DA MORTE. DIZ ELE: ”AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMERIA MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM”(Sl.23:4). ELE É DEUS PRESENTE, É JEOVÁ SHAMMAH. ELE NUNCA NOS DESAMPARA. MESMO QUE SEJAMOS INFIÉIS, PERMANECE FIEL. ELE É COMO A SOMBRA À NOSSA DIREITA. E QUEM NOS CARREGA NO COLO, NOS SEGURA PELA MÃO DIREITA E, AO FIM, NOS RECEBE NA GLÓRIA.
JESUS PROMETEU ESTAR CONOSCO SEMPRE, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. NÃO PRECISAMOS TEMER NADA NEM NINGUÉM, PORQUE O DEUS ONIPOTENTE É A NOSSA COMPANHIA CONSTANTE.
7. JEOVÁ NISSI
DEUS É A NOSSA BANDEIRA E A NOSSA VITÓRIA. A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE NOME DE DEUS APARECE NA BÍBLIA EM ÊXODO 17:15: “E MOISÉS EDIFICOU UM ALTAR E CHAMOU O SEU NOME: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”.
NO DESERTO DE REFIDIM, QUANDO ISRAEL PEREGRINAVA RUMO A CANAÃ, OS AMALEQUITAS PELEJARAM CONTRA O POVO DE ISRAEL. ELES OUSARAM ENFRENTAR O POVO DE DEUS. ENFRETNAR O POVO DE DEUS É ENFRENTAR A DEUS. POR ISSO, FORAM DERROTADOS. VEJA O QUE A BÍBLIA DIZ (Ex.17:8-15):
“ENTÃO, VEIO AMALEQUE E PELEJOU CONTRA ISRAEL EM REFIDIM.
PELO QUE DISSE MOISÉS A JOSUÉ: ESCOLHE-NOS HOMENS, E SAI, E PELEJA CONTRA AMALEQUE; AMANHÃ, EU ESTAREI NO CUME DO OUTEIRO, E A VARA DE DEUS ESTARÁ NA MINHA MÃO.
E FEZ JOSUÉ COMO MOISÉS LHE DISSERA, PELEJANDO CONTRA AMALEQUE; MAS MOISÉS, ARÃO E HUR SUBIRAM AO CUME DO OUTEIRO.
E ACONTECIA QUE, QUANDO MOISÉS LEVANTAVA A SUA MÃO, ISRAEL PREVALECIA; MAS, QUANDO ELE ABAIXAVA A SUA MÃO, AMALEQUE PREVALECIA.
PORÉM AS MÃOS DE MOISÉS ERAM PESADAS; POR ISSO, TOMARAM UMA PEDRA E A PUSERAM DEBAIXO DELE, PARA ASSENTAR-SE SOBRE ELA; E ARÃO E HUR SUSTENTARAM AS SUAS MÃOS, UM DE UM LADO, E O OUTRO, DO OUTRO; ASSIM FICARAM AS SUAS MÃOS FIRMES ATÉ QUE O SOL SE PÔS.
E, ASSIM, JOSUÉ DESFEZ A AMALEQUE E A SEU POVO A FIO DE ESPADA.
ENTÃO DISSE O SENHOR A MOISÉS: ESCREVE ISTO PARA MEMÓRIA NUM LIVRO E RELATA-O AOS OUVIDOS DE JOSUÉ: QUE EU TOTALMENTE HEI DE RISCAR A MEMÓRIA DE AMALEQUE DE DEBAIXO DOS CÉUS.
E MOISÉS EDIFICOU UM ALTAR E CHAMOU O SEU NOME: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.
ENQUANTO OS BRAÇOS DOS INTERCESSORES ESTIVERAM ERGUIDOS EM ORAÇÃO, HOUVE VITÓRIA DO POVO DE DEUS NA BATALHA, POIS O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA.
DAVI NOS INFORMA QUE DEUS NOS DÁ VITÓRIA SOBRE OS NOSSOS INIMIGOS: “PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS, UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO, O MEU CÁLICE TRASBORDA” (Sl.23:5).
DEUS PREPARA UMA MESA PARA NÓS NA PRESENÇA DOS NOSSOS ADVERSÁRIOS. ELE NOS HONRA, DERRAMANDO ÓLEO SOBRE A NOSSA CABEÇA, E NOS PROPORCIONA PROFUSA ALEGRIA, FAZENDO O NOSSO CÁLICE TRANSBORDAR. DAVI CONCLUI O SALMO 23 DE UMA FORMA MAGISTRAL:
“CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA; E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS” (SL.23:6).
AQUI, O PASTOR ESTÁ CONOSCO PARA NOS PROTEGER, NOS CONDUZIR, NOS ALIMENTAR E NOS DAR DESCANSO. MAS, QUANDO A NOSSA JORNADA TERMINAR, ESTAREMOS COM ELE PARA SEMPRE NA CASA DO PAI.
AGORA, TEMOS DOIS AMIGOS INSEPARÁVEIS QUE NOS LADEIAM: BONDADE E MISERICÓRDIA. MAS, AO FIM, IREMOS PARA A CASA, PARA A NOSSA VERDADEIRA PÁTRIA, ONDE VEREMOS NOSSO REDENTOR FACE A FACE.
“AO REI ETERNO, IMORTAL, INVISÍVEL, DEUS ÚNICO, HONRA E GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM!” (1TM.1:17).